"In Nomine Domini"

Um velho Mestre Espiritual ensinava aos freis franciscanos a sempre começar qualquer trabalho I.N.D. (In Nomine Domini - Em Nome Do Senhor). É o que estamos fazendo. Não só estamos começando, como nos conduziremos sempre :

"No Nome Do Senhor"

...para a glória de N.Senhora, e para nos sentirmos mais irmãos uns dos outros.

Este blog é centrado na espiritualidade e em seus desdobramentos - de uma forma geral e na nossa experiência pessoal. O saudoso Frei Clemente kesselmeier, do Convento de Santo Antônio do Largo da Carioca, disse certa vez, que se o Jesus histórico estivesse hoje entre nós, certamente usaria a internet para proclamar a Palavra. E, não existe dia melhor para iniciar esta experiência de ...

”Dizei à luz do dia o que vos digo na escuridão e proclamai de cima dos telhados o que vos digo ao pé do ouvido”(MT10,26)”

... do que este, em que celebramos a Santíssima Trindade.

E, na certeza de que ela nos conduzirá a VITÓRIA, invoquemo-la com a nossa senha:

“Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém!”

"Que a unção do Espírito Santo o frutifique..."

PARTICIPE DO NOSSO BLOG DEIXANDO SEU COMENTÁRIO, CLICANDO EM Links para esta postagem AO FINAL DE CADA TEMA.

"Seja bem Vindo!"

Olá, é bom você estar aquí. Seja bem vindo! Nós (Catariana e Maria Alice), fizemos este Blog, pensando em você. Queríamos compartilhar o que lemos, ouvimos, assistimos, vivenciamos, em nossa caminhada. Antes de tudo o nosso nome - "Beraká" - significa "Local de Bençãos" e está biblicamente fudamentado em "2 Crônicas 20". É o que gostaríamos que este Blog fosse para você, um "Local de Bençãos", onde todos podemos beber da mesma fonte - Deus.

O tema central é a Espiritualidade em todos os seus desdobramentos, mas queríamos deixar claro que o nosso objetivo é abrir-nos ao debate, trocarmos figurinhas, dialogar em todas as possibilidades...

Procuramos distribuí-lo de uma forma que facilite a sua leitura, em temas gerais: "Luzeiros", "Espiritualidade", "Vivências", "Nosso Jeitinho", "Calathos", "Reflexões",.... (cada uma com uma explicação na primeira postagem sobre conteúdo do tema) e sub-temas: "que a minha vida seja luz", "respirar", "banco de tres pernas",...

Mas, para que tudo isto faça sentido, nós temos que estabelecer um "diálogo", uma intimidade, como falamos na introdução do "Nosso Jeitinho".

E, para que isto se dê, dependemos primeiro da sua visita, de você estar aquí, depois, da sua participação. E, para ajudá-lo nisto, vamos lhe dar algumas dicas de como "viajar" por este Blog.

Primeiro, você deve ter notado que determinadas palavras estão destacadas em cores diferentes do resto do texto (como neste texto mesmo, a palavra "Luzeiros"), e quando passamos o mouse sobre elas, mudam de cor, ficam verde fosforecente (FAÇA ISTO AGORA PARA TESTAR). Você deve ter observado que foi no nosso perfil; para retornar à página onde estava é só fechar à que foi direcionado ou clicar na setinha de retorno. Isto acontece na coluna principal e nas colunas laterais. Toda vez que isto acontecer, você vai ser direcionado à um link que lhe forneça informações adicionais sobre o assunto, dicas sobre livros, autores, pessoas, filmes.

Na lateral direita você também vai encontrar, título com o nome "MARCADORES" que estão todas as postagens feitas, e outro chamado "ARCHIVE", que organiza as postagens por tema e data. As fotos e imagens em que aparecem a mãozinha quando passsamos o mouse sobre elas, também remetem a um outro link com informações sobre a pessoa(Como é o caso do Frei Clemente).

Você pode saber quantas pessoas visitam nosso Blog na "VISUALIZAÇÃO DA PÁGINA", e até de onde vem os nossos visitantes, clicando no "MAPA-MUNDI", na coluna da direita.

Se você gostou de algum "Tema", concorda, não concorda, quer dar a sua opinião, faça seu comentário logo após o assunto clicando em "LINKS PARA ESTA POSTAGEM". Se quer saber o que outras pessoas pensam, clique em "COMENTÁRIOS", também logo após o "Tema".

Se você gostou deste Blog e quer torna-se seguidor dele, não deixe de fazer a sua adesão na coluna à esquerda, clicando em "SEGUIR" .


Convide, seus amigos. Você deve ter notado, que na coluna direita tem uma série de bandeirinhas, de diversos países, clicando sobre elas, o texto é automáticamente traduzido para o idioma indicado. Portanto, que a lingua não seja um impecilho para você mandar este Blog para aquele seu amigo americano, francês, italiano, espanhol, alemão, israelense, japonês.

Se deseja sugerir algum assunto, perguntar sobre algum tema, fazer críticas... participe mandando-nos um e-mail, para:

beraka.cati.alice@gmail.com

Obrigada por sua participação,Catarina e Maria Alice

VOLTE SEMPRE!!!!!

quarta-feira, 20 de julho de 2011

"Feminina"




Mulheres Sábias


"Feliz o homem que tem uma boa mulher, pois se duplicará o número de seus anos .” (eclo: 26, 1-27)


Durante o caminho de Jesus até a cruz, não apareceu nenhum de seus apóstolos, durante toda sua Paixão as mulheres tiveram mais coragem que eles, enfrentaram os soldados, tiveram  ânimo de enxugar a Face de Jesus e não se afastaram do pé da cruz .

Santa Teresinha do Menino Jesus disse:
"Oh! Como são vilipendiadas as pobres mulheres! Sem embargo, elas amam o bom Deus, em número muito superior aos homens e na Paixão de Nosso Senhor tiveram mais coragem do que os apóstolos, arrostaram as injúrias dos soldados, tiveram ânimo de enxugar a adorável face de Jesus ..."

Talvez por isso elas foram as primeiras a verem o Jesus Ressuscitado. Talvez a forma por Ele encontrada de agradecer a dedicação, coragem e força que elas lhe deram. 


Frei Modesto, do Convento de Santo Antônio do Largo da Carioca certa vez me perguntou se eu tinha ido a um circo e visto o equilibrista sobre a corda bamba? Quando aquiesci, ele disse que a vida é esta corda, o equilibrista é o homem  tentando se equilibrar na corda (vida), e a sombrinha que o ajuda a manter o equilíbrio, é a mulher. Toda família espera força por parte da mulher. Ai de uma mãe de família se ficar doente. Em uma reportagem com O Pe. Antônio Maria, ele falou que ficou impressionado em um presídio, em dia de visitas, porque  só tinham mulheres - então perguntou se aqueles presidiários só tinham mãe, e onde estavam os homens, os pais?...

 As mulheres não entregam os pontos, enfrentam as dificuldades, não fogem delas. Em várias gerações de minha família  foram elas que seguraram as pontas. Diante de situações difíceis não desesperaram, buscaram ajuda em Deus e em sua Mãe. Para tomar decisões - pensavam na Mãe de Jesus em pé diante da cruz e isto lhes dava força. Esta herança de fé, tenho que agradecer a minha avó Alice e a minha mãe, pois este tipo de herança vale mais que qualquer bem material.

Minha avó dizia:
" QUEM NÃO TEM FÉ, NÃO PÁRA EM PÉ! BENS MATERIAIS VÃO E VEM, MAS MEU INTERIOR FORTALECIDO NINGUÉM PODE ROUBAR.”

Essas mulheres foram para mim uma rocha firme. Sempre penso que se elas tiveram força e fé e venceram - eu também posso. Então, “me uno a elas” e assim me fortaleço . Obrigada mulheres.  Obrigada essência feminina de minha família  bisavós, avós, tias, mãe, irmãs, filhas, sogra, sobrinhas, noras e netas que virão.

Bebam da fonte de quem lhes precedeu, e incorporem sua coragem, animo e determinação.

" Pensa com o coração, age pela emoção e vence pelo amor.”



Deus nos “fala” de várias mulheres; e a vida de qualquer uma delas daria uma boa novela de Manoel Carlos. Aqui uma pitada da emoção por trás de cada vida de algumas delas.

Eva – uma mulher audaciosa que expôs Satanás.

Raquel – o exemplo de que vale a pena lutar pelo amor até a morte.

Ana – ela ora, e quando o faz a força fica ao lado dela. Diz a Palavra que ela chora, se curva, geme – ela derrama o coração perante o Senhor. Ela faz voto ao Senhor, ela se compromete, o que ela diz é Tudo ou Nada...Antes de estar grávida no ventre “ela está grávida na mente”...Disse ela “seu filho que está prometido virá”

Ruth – prova que não se deixa devorar pela solidão, é uma mulher que trabalha, que se ocupa.

Ester - jovem mulher que arriscou a sua vida por amor ao Senhor e a Seu povo.

Débora – é um exemplo de que a coragem independe de sexo e de força física, mas é uma disposição firme de servir a Deus, a despeito de todas as circunstâncias.

Judite - Ela simboliza a fé, que não dispensa os meus políticos na luta para eliminar os mecanismos centrais de repressão. Alguém capaz de levantar a moral e o animo do povo em momentos de riscos e angustias. Ela demonstra que o inimigo é vencido pela fidelidade, confiança e obediência a Deus. Armadas dessas virtudes, os frágeis vencerão os fortes.


Você sabia que na genealogia de Jesus se encontra uma prostituta?



...Saiba como Tamar, arriscou seu pescoço e tornou-se uma “prostituta cultual” para fazer parte desta promessa.

Ela entrou para a história de Israel e fez parte da genealogia de Jesus Cristo (Mt 1.3). Ela perseguiu a sua bênção. Tamar não se importou com o grande preço que teria de pagar:... o risco de morte, a infâmia sobre seu nome... Tamar sabia que fora escolhida para dar descendência a Judá e lutou por isso...


Saiba os detalhes desta trama brevemente neste Blog



A Bíblia ainda nos revela que:

A  mulher é colocada no fim da criação. Ao perceber a solidão e a tristeza do homem, Deus disse: “Não é bom que o homem fique só; far-lhe-ei uma ajuda semelhante a ele”.

Se o homem encarna a força do Criador, a mulher encarna sua beleza e amor.

O homem e a mulher complemento um do outro, são a coroação da criação. Esta é a realidade, embora com uma pitada de poesia.

O nome com o qual Adão chamou a primeira mulher significa “Mãe dos viventes”. Desde os primórdios, ela foi feita para dar a vida. Entrou a fazer parte do fascinante mistério da fertilidade.


 O que diversas Tradições falam sobre a mulher:


- O Talmud é um livro onde se encontram condensados todos os depoimentos ditados e frases pronunciados pelos rabinos através dos tempos. Um deles termina assim : - cuida-te quando fizeres chorar uma mulher , pois Deus conta a suas lágrimas . A mulher foi feita da costela do homem , não dos pés para ser pisada , nem da cabeça para ser superior , mas sim do lado , para ser  igual, debaixo do braço , para ser protegida  e do lado do coração para ser amada. "


- Os Chineses chamam a mulher de “a outra metade do céu”. E como criatura perto do céu, ela deve ser então bonita e gentil.


- Da literatura indiana aprendemos que o deus Vishnu queria criar um ser diferente e complementar o homem. Depois de ter pensado, teve uma idéia repentina e começou a trabalhar. Tomou do junco a flexibilidade, das flores a beleza, do fogo o calor, do sol a alegria e das nuvens as lágrimas. Com isso tudo formou a mulher, que teve extraordinária influência sobre o homem.



Alguns pensadores e a mulher:

- Madre Teresa de Calcutá: " Quando Deus tem seu altar no coração de uma mulher, a casa toda é seu templo."

- Padre Fábio de Melo: “Mulheres de aço e de flores - mulher, ó mulher. Pudesse eu recomeçar este mundo,  inventaria de criar-te primeiro , e somente depois retiraria Adão de tuas costelas. Mulheres experimentam na carne o destino de serem como deus, em pequenas partes. Geram o mundo, embalam os destinos e entrelaçam num mesmo tecido as cores da fragilidade e da força. Elas são de aço. Elas são de fogo ."

- Hebbel: “Não querendo fazer tudo sozinho, Deus criou as mães”. O criador coloca incompleta na mãe sua obra mais bonita, para que ela a complete. Esta colaboração com o Eterno a coloca bem perto dele”.

- Pe. Gratry: “O  coração de uma mãe é a obra prima da natureza”.

- Um frei franciscano: " a mulher é a casa para a qual nós homens , queremos sempre voltar, e o endereço da felicidade que não queremos nunca perder ."

- O Papa João Paulo II disse que para Deus vir ao mundo foi necessário o seio virginal de Maria. Para que a igreja não ficasse órfã de mãe, Jesus nos entregou sua mãe no Gólgota. Os apóstolos perseveraram com uma mulher, Maria, a mãe de Jesus unidos na oração.

E qual foi a resposta?  

A resposta foi o milagre de Pentecostes de Jerusalém.

- Nosso saudoso Frei Clemente falou em certa homilia que o perfil de um Papa  ideal teria:

  •  a cabeça de Edith Stein

  • as mãos de Madre Teresa

  •  a luz de Santa Clara

  • a disposição de Teresa d’Ávila

  •  a humildade de Maria

  •  o coração de São Francisco

  •  a força de Santo Antônio

  • 80 % das mulheres / 20 % dos homens  



""Toda árvore possui por baixo uma versão prímeva de sí mesma. Por baixo da terra, a árvore venerável abriga "uma árvore oculta", feita de raízes vitais constantemente nutridas por águas invisíveis. A partir dessas radículas, a alma oculta da árvore empurra a energia para cima, para que sua natureza mais verdadeira, audaz e sábia viceje a céu aberto.
O mesmo acontece com a vida de uma mulher. Como a árvore, não importa em que condições ela esteja acima da terra, exuberante ou sujeita a enorme esforço... por baixo da terra existe "uma mulher oculta" que cuida do estopim dourado, aquela energia brilhante, aquela fonte profunda que nunca será extinta. “A mulher oculta” está sempre procurando empurrar esse espírito essencial em busca da vida...para cima, para que atravesse o solo cego e consiga nutrir seu eu a céu aberto e o mundo ao seu alcance. Seus períodos de expansão e reinvenção dependem desse ciclo.”



Mulher: “A estrada da vida pode ser longa e áspera. Faça-a mais suave caminhando  e cantando com as mãos cheias de semente. Semeie sempre, mas - semear é opcional, a colheita é obrigatória - cuidado com o que planta.”

sexta-feira, 8 de julho de 2011

"Reflexões"


Esperar, Esperando...






“Esperei no Senhor com toda a confiança. Ele se inclinou para mim, ouviu meus brados.”(Salmo 39)

Esperar, Esperando... é diferente de esperar.

Esperar é uma ação, um verbo. É aguardar alguma coisa que pode vir ou não,...uma condução, por exemplo.

Esperar, Esperando... é aguardar em Deus...

É Esperar com Esperança e Fé...

É Esperar contra todas as circunstâncias...

É aguardar no Senhor que algo aconteça,...que algo possa ser mudado.


“O homem pode fazer muitos planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor” (provérbios 16:1)

Tenho uma ligação muito forte com a natureza. Estou sempre observando e com ela aprendendo. Outro dia vi duas borboletas, se batendo contra o vidro da janela e não encontravam a saída. Após determinado tempo, uma delas parou de se bater. Pude, então pegá-la e soltá-la para fora. Então, alçou vôo e seguiu seu caminho.
A outra em nenhum momento parou de se bater contra o vidro. Cansei de tentar ajudá-la e a larguei para lá. Passado algum tempo, a vi morta no parapeito da janela.
Então refleti, que devo imitar a borboleta que parou, “deu um tempo”, no jargão popular, e não me bater em minhas dificuldades e sim, colocá-las nas mãos de Deus, porque da mesma forma que minha mão ajudou aquela borboleta, a mão de Deus virá em meu socorro.

Nas horas difíceis, na noite escura, como fez aquela borboleta, devo parar,... me acalmar,...respirar... e deixar a mão de Deus agir.

Colocar em Suas mãos as dificuldades e confiar.

“Nas asas de Deus vejo todas as coisas sobre a terra na dimensão de Deus ,
Das alturas dos céus”
(Salmo 90)

Assim, sairei vitoriosa como  aquela borboleta, como ela: “deixar de fazer e esperar”. Aprendi que quando não conseguimos resolver, não devemos insistir, mas resistir. Que, às vezes, o que fazemos só piora a situação - interfere na ação de Deus.
Quantas vezes estamos no limite, e o Senhor não nos responde. Isso tudo não passa de um desafio para a nossa fé. Um desafio para as nossas ansiedades e angústias. Um duelo entre o nosso eu e a vontade de Deus. Um desafio entre fé e incredulidade.
Mas,... se nos entregarmos ao Senhor, o veremos agir. Porque Ele pode lidar com  qualquer problema que colocarmos em suas mãos. Nada para Ele é complicado, difícil ou impossível. Lembre-se 2 peixes e 5 pães(Jo: 6,9)... eram um problema nas mãos dos apóstolos, mas nas mãos de JESUS alimentaram uma multidão.

Depende das mãos que seguram! 

O homem ainda não sabe esperar em Deus. Seu maior desafio hoje é exercer esta dependência de Deus! Renegar a própria inteligência, a capacidade de resolver problemas e entregar tudo nas mãos Dele.

"Humilhai-vos, pois, debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele vos exalte no tempo oportuno. Confiai-lhe todas as vossas preocupações, porque ele  tem cuidado de vós". (1Pe: 5, 6-7)

LEMBRE-SE DA BORBOLETA!!!

segunda-feira, 4 de julho de 2011

"Sentido"

A origem desta nova série de post é prestar uma reverência a homens e mulheres que realmente "seguiram o Cristo" com as suas vidas. Não importa se Cristãos, Judeus, Espiritas, Budistas, ou mesmo Ateus....




Viktor Emil Frankl: Um Exemplo De Resiliência

“Quem tem porque viver pode superar qualquer como.”
 (Nietzsche)

Frankl tinha três razões para viver: sua fé, sua vocação e a esperança de reencontrar a esposa. Ali onde tantos perderam tudo, Frankl reconquistou não somente a vida, mas algo maior que a vida.



Assim ele registra, no seu livro Man's Search for Meaning, uma das experiências interiores que o levaram à descoberta do sentido da vida:

"Um pensamento me traspassou: pela primeira vez em minha vida enxerguei a verdade tal como fora cantada por tantos poetas, proclamada como verdade derradeira por tantos pensadores. A verdade de que o amor é o derradeiro e mais alto objetivo a que o homem pode aspirar. Então captei o sentido do maior segredo que a poesia humana e o pensamento humano têm a transmitir: a salvação do homem é através do amor e no amor. Compreendi como um homem a quem nada foi deixado neste mundo pode ainda conhecer a bem-aventurança, ainda que seja apenas por um breve momento, na contemplação da sua bem-amada. Numa condição de profunda desolação, quando um homem não pode mais se expressar em ação positiva, quando sua única realização pode consistir em suportar seus sofrimentos da maneira correta - de uma maneira honrada -, em tal condição o homem pode, através da contemplação amorosa da imagem que ele traz de sua bem-amada, encontrar a plenitude. Pela primeira vez em minha vida, eu era capaz de compreender as palavras: 'Os anjos estão imersos na perpétua contemplação de uma glória infinita'."


"Viktor nasceu na Áustria em 1905, filho de pais judeus. Desde cedo já demonstrava interesse pela questão do “sentido da vida”, questão esta que mais tarde veio a se tornar o foco central do método psicoterápico que criou. Aos treze anos, já questionava o seu professor de ciência sobre o sentido da vida.
Em 1930 concluiu o curso de medicina e passou a trabalhar com mulheres que haviam tentado suicídio, onde focou ainda mais a sua atenção para a questão do sentido da vida. Em 1938, a Áustria foi invadida pelos nazistas.
Em 1942 casou-se, e no mesmo ano foi enviado juntamente com sua esposa e pais, para um campo de concentração,onde estes posteriormente vieram a falecer.

É justamente neste ponto que começa a grande desventura de Frankl, é e em meio ao sofrimento que ele, não somente descobre seus próprios recursos de sobrevivência e superação, como também a base teórica para o desenvolvimento da “terapia do sentido da vida”.
Vivenciando o seu sofrimento e presenciando o sofrimento dos seus companheiros desenvolveu a logoterapia. A sua vida é um exemplo de tudo aquilo que a sua teoria deseja expressar.
No campo de concentração, Frankl percebeu que o que o mantinha vivo era o significado que tentava atribuir a sua vida, isto é tentava ter esperança e objetivos, mesmo em meio a tantas adversidades.
   
Para Frankl, aquele que não tinha mais nenhuma meta, perdia o sentido de sua existência e assim todo e qualquer motivo para suportar o sofrimento. Um dos conceitos desenvolvidos por Frankl, em sua logoterapia, é o conceito de “otimismo trágico”, isto é, mesmo em face as maiores adversidades deve-se encontrar esperanças e forças para lutar, deve-se retirar do caos o melhor que puder.
 
Segundo ele, quando o indivíduo, não pode mudar uma determinada situação, ou seja, quando ela é inevitável, ao enfrentá-la o indivíduo muda a si próprio.

Neste ponto, podemos traçar um paralelo com o conceito de resiliência, que pressupõe que haja uma adversidade e que o enfrentamento dela, com coragem e determinação, provoca uma mudança no sujeito, este saí transformado da adversidade, renascendo e se reconstruindo internamente.

Frankl observou que dentro do campo de concentração podia-se privar a pessoa de tudo, menos da liberdade de assumir uma atitude alternativa diante da situação em que se encontravam, de encarar a adversidade sobre outro prisma. Para se manter psicologicamente saudável era necessário se orientar para o futuro e se afastar da situação atual, traçando metas e acreditando na vida fora do campo. Com a busca de um objetivo, Frankl procurava a reconstrução do seu interior, para que não sucumbisse ao caos.

Dentro do campo, Frankl tentava se distanciar ao máximo da situação em que vivia e para isso se utilizava de vários artifícios, tais como: tentar manter o senso de humor, na medida do possível. Ele acreditava que o humor era uma “arma da alma na luta por sua auto preservação”, a tentativa de enxergar as coisas numa perspectiva engraçada constituía um truque útil na arte de viver. Procurava também utilizar a arte, como a música e até mesmo o teatro, como um caminho de expressão e salvação, não só para si, mas para tentar ajudar aos seus companheiros de infortúnio. Neste ponto, também podemos nos remeter a questão da resiliência, visto que o senso de humor é uma das características daqueles que possuem a capacidade de serem resilientes.
Na logoterapia existe o conceito de supra sentido, ou seja, aquilo que ultrapassa a compreensão do homem, como a fé ou a esperança no futuro, e é isto que gera forças para superar os problemas.
Fé e esperança também são características de pessoas resilientes. Frankl tentou demonstrar que por mais grave que seja uma doença física ou psicológica, ou por mais grave que seja a adversidade, o ser humano tem uma dimensão que não é atingida; a noética ou espiritual.
Podemos concluir que resiliência, é mais do que apenas sobreviver, e sim saber curar as feridas e seguir em frente.
Frankl dá este exemplo não somente sobrevivendo aos sofrimentos físicos e psicológicos que lhe foram impingidos no campo, como também através da postura que assumiu diante da vida após sua libertação.
Foi libertado somente no final da guerra em 1945. Casou-se novamente, escreveu o livro “um psicólogo no campo de concentração”, e ainda antes de falecer em 1997, aos noventa e dois anos, publicou sua autobiografia.
Diante disso podemos dizer que frankl, teve uma vida plena de sentido, soube atribuir significado a sua dor, tornando-se capaz de superá-la. Sua filosofia é realmente fruto de sua experiência pessoal.
Frankl acreditava que é possível tirar proveito da tragédia e transforma-la não só em oportunidade de aprendizado, como também transforma-la futuramente em triunfo, para ele é possível que alguém possa se tornar resiliente. Se a vida de um homem possui um significado, este pode suportar quase tudo."
Autor: Ana Lúcia Lima Blog: terapiaesaude.blogspot.com
“Nós que vivemos nos campos de concentração podemos lembrar de homens”.
que andavam pelos alojamentos confortando a outros, dando o seu último pedaço de pão. Eles devem ter sido poucos em número, mas ofereceram prova suficiente que tudo pode ser tirado do homem, menos uma coisa: a última das liberdades humanas - escolher sua atitude em qualquer circunstância, escolher o próprio caminho.”
Origem do conceito de resiliência
A origem da palavra resiliência, vem do latim “resiliente ”que significa voltar ao estado natural. Já o conceito de resiliência, advém da física, e significa a capacidade que um material possui de voltar ao seu estado normal depois de sofrer alta tensão.


NÃO DEIXE DE LER A ENTREVISTA FEITA COM O DR. FRANKL, CLICANDO NA FOTO DELE NA COLUNA A SUA DIREITA:

O Homem Vive

Mr. Roy Bonisteel entrevista Viktor Frankl
Tradução: Felipe Cherubin Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

Nota do tradutor
“Man Alive” foi uma série de TV canadense sobre fé e espiritualidade. O título da série foi retirado de um poema de St. Irenaeus, bispo de Lugdunum (atualmente Lyon) no século II que escreveu “A glória de Deus é o homem verdadeiramente vivo”. A série teve inicio em 1967 na “CBC Television”. Foi na série “Man Alive”, em 1977, que Viktor Frankl deu uma das suas mais impressionantes entrevistas cuja transcrição foi publicada posteriormente e de forma estendida em edição comemorativa do “International Journal of Logotherapy and Existential Analysis”. Com muita satisfação apresento a tradução em português dessa célebre e tocante entrevista de um dos maiores pensadores do século XX.


Biografia Viktor Emil Frankl:

Livro "Em Busca de Sentido" em e-book para ler ou baixar:

Viktor Frankl - um psicólogo no campo de concentração



Você gostou deste tema? Tem alguma sugestão para novos temas? Vamos estabelecer um contato. Dê a sua opinião...Participe!...Clic em "Links para postagem", logo abaixo e deixe o seu cometário, para nós ele é muito importante!!!!

sexta-feira, 1 de julho de 2011

"Re-ligare"

Quando, nós deixamos de ser o objeto ou o joguete do tempo para nos tornarmos um sujeito que se desenvolve nele, nos tornamos mais humanos e, nos "Re-ligamos" ao sagrado. Religião quer dizer “Re-ligare”. Religar Criador e Criatura, Humano e Divino. E a religião traz os ensinamentos dos mitos, valendo-se dos ritos, que despertam em nós verdades antigas.




Sagrado Coração de Jesus Seja a Minha Proteção, Doce Coração de Maria, Seja a Minha Alegria

Ao ver em um canal de televisão dia 24 de junho um programa que mostrava a festa de São João no Nordeste, um fato me chamou a atenção. Eles mostravam em vários estados, casas simples na roça,de taipa,barracos de madeira, todas tinham na parede da sala os “SAGRADOS CORAÇÕES DE JESUS E MARIA”.

Então,  lembrei-me, uma ocasião em que minha mãe dizia: -“ ... antigamente, minha filha, em quase todos os lares, tinha, na sala, um quadro dos Sagrados Corações”.

Geralmente, os casais ganhavam este quadro no dia do casamento, para se colocarem sob a SUA proteção e consagrassem  a vida que iriam partilhar desde então. Era a benção que recebiam dos pais (geralmente da mãe), para que vencessem as agruras do dia-a-dia, criassem seus filhos sem tibieza, se fortalecessem nos momentos de escuridão, invocassem no perigo, glorificassem nas alegrias. Colocados sobre o batente da porta, abençoava quem chegasse, e era escudo de proteção para quem partisse. Bem visível, lembrava a todos pedir o seu amparo.


Não sei bem porque, essa devoção foi caindo no esquecimento; algumas pessoas dizem até, que fazer isto é de mal gosto na decoração, não combina, “é cafona”...

Hoje são raros os lares em que permanecem um quadro dos SAGRADOS CORAÇÕES exposto.


DEUS É AMOR--- então fazer a entronização dos Sagrados Corações, é a entronização do AMOR no lar--- recordar a sua presença permanente no lar--- colocamos em destaque o CORAÇÃO do símbolo do AMOR, d’Aquele que se fez AMOR e d’Aquela que gerou o AMOR. É um sinal que nos lembra o amor de Jesus por nós. É viver como se o Sagrado Coração habitasse entre nós, como um membro da família e amigo da família. E Ele toma a seus cuidados os interesses desta família . Ele prometeu abençoar e santificar as famílias que o entronizassem como REI. Ele pediu em aparição a Santa Margarida Maria Alacoque, que lhe fosse dado estabelecer o seu reino no lar de ricos e pobres, que fosse aí solenemente recebido como Pai e como Amigo e que seu SACRATÍSSIMO CORAÇÃO fosse honrado e amado.

Perguntei para uma senhora simples, porque ela tinha o quadro na parede e ela respondeu:

"- Esta presença me dá confiança, e peço para que haja paz no meu lar e os problemas encontrem solução."

Fiz a mesma pergunta para uma senhora de classe mais abastada, e ela respondeu:

"- Tornar feliz meu lar, peço todo dia a felicidade da vida familiar. "


Eu tenho um quadro, que foi de minha bisavó, nele está escrito:

 "DAI-ME HOSPEDAGEM DE AMOR NO VOSSO LAR E EU O RETORNAREI ETERNO NO MEU SAGRADO CORAÇÃO"


Esta mensagem está escrita em 5 línguas:


  lar (português), foyer (francês), focolare domestico ( italiano), hogar (espanhol), home (inglês),
 no sentido de LAR.

LAR: “Símbolo da vida em comum, da união do homem com a mulher, do amor, da conjunção do fogo com o seu receptáculo. Enquanto centro solar, que aproxima os seres, por seu calor e sua luz... Um santuário no qual se pede proteção de Deus, celebra-se o culto e guardam-se as imagens sagradas.
Segundo as concepções dos Maia-Quiché, a luz do Lar exprime a materialização do espírito divino.
...O Lar familial tem o papel de cetro ou umbigo do mundo em inúmeras tradições...”
(Dicionáriode Símbolos - Jean Chevalier, Alain Gheerbrant)



Será que este não é o jeito que o Senhor escolheu para restaurar seus direitos de soberano sobre as famílias?

Triunfo dos dois corações:
"Ergue-se-ão dois tronos gloriosos, o do Sagrado Coração de Jesus e o de sua Mãe.
E assim o nome de Deus será glorificado em toda a terra. Triunfo do duplo reino dos Nossos Corações, inseparavelmente unidos no Espírito Santo.”


Coloco agora alguns links para que você pesquise mais sobre esta “ALIANÇA DOS DOIS CORAÇÕES”, como chamou João Paulo II

·         "O significado que nós agora damos ao coração", disse o Papa João Paulo II, "transcende essas considerações parciais e atinge o santuário da consciência pessoal de si mesmo, onde se resume e condensa a essência concreta do homem, o centro em que o indivíduo se decide, a respeito de si mesmo, dos outros, do mundo e do próprio DEUS". (Clínica Gemelli, Roma). http://apostoladosagradoscoracoes.angelfire.com/devocao.html
·         “Autor do Culto Litúrgico do Sagrado Coração de Jesus e do Santo Coração de Maria”. São João Eudes pode ser considerado o doutor desses cultos, por ter exposto seu fundamento teológico, apresentado as fórmulas precisas de sua inovação, determinado seu sentido prático e litúrgico, obtendo assim a aprovação da Hierarquia e os breves apostólicos destinados a propagar e perpetuar essa devoção. Compôs um ofício em honra do Sagrado Coração de Maria, e começou a propagar o culto aos Sagrados Corações. Note-se que sua pregação da devoção ao Sagrado Coração de Jesus deu-se antes mesmo das revelações deste Coração divino a Santa Margarida Maria Alacoque. http://www.catolicismo.com.br/materia/materia.cfm?IDmat=7BB75EC7-3048-313C-2E138A7820C589AA&mes=Agosto2008
·         A devoção ao Imaculado Coração de Maria sempre esteve associada ao Sagrado Coração de Jesus, assim como quase todas as devoções marianas. Por isso, as festas litúrgicas são em dias seguidos: terceira sexta-feira (Coração de Jesus) e terceiro sábado (Coração de Maria) depois de Pentecostes. As aparições em Fátima, Portugal, intensificaram a devoção, pois a própria Virgem manifestou o desejo de ver todos os cristãos consagrados ao seu Imaculado Coração. O Papa Pio XII, em 1942, consagrou toda a humanidade ao seu Imaculado Coração. http://missatridentinaemportugal.blogspot.com/2010/10/os-santos-e-o-sagrado-coracao-de-jesus.html











Orações aos Sagrados Corações












        Entronização dos Sagrados Corações no Lar
Consagração da Família aos Sagrados Corações de Jesus e Maria





Santíssimos corações de Jesus e Maria,
 unidos no amor perfeito,
 como nos olhais com carinho e misericórdia,
 consagramos nossos corações,
 nossas vidas, e nossas famílias a Vós.

Conhecemos que o belo exemplo
 de Vosso lar em Nazaré foi um modelo
 para cada uma de nossas famílias.
 Esperamos obter, com Vossa ajuda,
 a união e o amor forte e perdurável
 que vos destes.

Que nosso lar seja cheio de alegria.
 Que o afeto sincero, a paciência, a tolerância,
 e o respeito mútuo sejam dados livremente a todos.

Que nossas orações
 incluam as necessidades dos outros,
 não somente as nossas.
 E que sempre estejamos próximos dos sacramentos.

Abençoai a todos os presentes
 e também aos ausentes,
 tantos os vivos como os defuntos;
 que a paz estejam conosco,
 e quando formos provados,
 concedei a resignação cristã
 à vontade de Deus.

Mantende nossas famílias perto
 de Vossos Corações;
 que Vossa proteção
 especial esteja sempre conosco.

Sagrados Corações de Jesus e Maria,
 escutai nossa oração.
 Amém.


O que você achou deste tema? Desejaria vê-lo explorado em outras oportunidades? Tem alguma pergunta a fazer? Se você deseja mais alguma informação, nós iremos procurar para melhor te atender....Participe deste Beraká deixando a sua contribuição clicando no "Links para esta postagem"abaixo.. Obrigada! VOLTE SEMPRE! Catarina e Maria Alice