“10 No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. 11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. 12 Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. 13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. 14 Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; 15 E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; 16 Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. 17 Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; 18 Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos”
Efésios 6:10-18
ARMADURA DE DEUS IV
ESPADA DO ESPÍRITO
“... e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus”
(Ef 6:17b)
Este é o nosso maior instrumento de ataque, que realmente pode ferir o inimigo. Não há nada mais temido no Reino das trevas do que a espada da Palavra de Deus. Todo obreiro cristão precisa dedicar-se ao manuseio da Palavra como quem aprende a usar uma arma.
“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.” II Timóteo 2.15
Você se lembra que em Ef6:10 aprendemos que o Senhor deve ser a fonte da nossa força? Sim. E um modo de lançarmos mão em Sua força de forma prática é utilizando-nos da Palavra de Deus. Deus tem compromisso com Sua Palavra. As Palavras declaradas por Deus jamais serão frustradas.
A espada do Espírito, assim como toda a armadura celestial, é acessível ao homem de forma prática. Quando utilizamos a Palavra de Deus como espada de guerra espiritual estamos também lançando mão na força do Senhor. Não vem ao caso agora pregarmos sobre a excelência e suficiência da Palavra de Deus, mas é fundamental que você esteja plenamente consciênte disso. Assim como um guerreiro, precisamos confiar em nossa arma de guerra e saber manejá-la habilidosamente.
Vamos agora olhar para Jesus, o nosso Salvador, nosso Senhor, nosso Rei, e também o nosso General.
Como Jesus usou a espada do Espírito? Vejamos
“1 Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. 2 E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; 3 E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. 4 Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. 5 Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo, 6 E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra. 7 Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus. 8 Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. 9 E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. 10 Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. 11 Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam.”
(Mateus 4:1-11)
Toda vez que sofremos um ataque espiritual temos que tomar o cuidado de usarmos o escudo da fé, desprezando o que foi dito pelo inimigo, decidindo crer apenas nas verdades dita por Deus. Mas isso não basta. Precisamos declarar com nossa boca a Palavra. A fé nos ajuda em termos de defesa, anulando os dardos do inimigo. Mas até mesmo o melhor guerreiro cansaria depois de resistir inúmeros ataques. Os braços vão ficando cansados e doloridos. É por isso que precisamos também contra-atacar.
Quando abrimos nossas bocas proclamando a Palavra de Deus contra os ataques do mau, estamos usando a espada do Espírito. Para agirmos conforme esta instrução é necessário amarmos a Palavra de Deus, conhecê-la, estudá-la ativamente, confiando firmemente em tudo o que ela diz. Se você ainda não sabe muitas coisas, use o que você já sabe. Todas as vezes que um pensamento ruim passar por sua cabeça ou alguma tentação vier atormentar, use a Palavra de Deus. Proclame-a com a boca. Fale o que a Bíblia diz acerca do assunto e decida crer nela.
Uma boa prática também é declarar constantemente algumas verdades, chamados por Norman Vincente Vincet Peale de “Trougth conditioners” ou “Condicionadores de Pensamento”
Mas este é um assunto para nosso próximo POST:
ESTES POSTS E FIGURA FOI ELABORADO BASEADO NAS MATÉRIAS DE: jailson teixeira
0 comentários:
Postar um comentário