"In Nomine Domini"

Um velho Mestre Espiritual ensinava aos freis franciscanos a sempre começar qualquer trabalho I.N.D. (In Nomine Domini - Em Nome Do Senhor). É o que estamos fazendo. Não só estamos começando, como nos conduziremos sempre :

"No Nome Do Senhor"

...para a glória de N.Senhora, e para nos sentirmos mais irmãos uns dos outros.

Este blog é centrado na espiritualidade e em seus desdobramentos - de uma forma geral e na nossa experiência pessoal. O saudoso Frei Clemente kesselmeier, do Convento de Santo Antônio do Largo da Carioca, disse certa vez, que se o Jesus histórico estivesse hoje entre nós, certamente usaria a internet para proclamar a Palavra. E, não existe dia melhor para iniciar esta experiência de ...

”Dizei à luz do dia o que vos digo na escuridão e proclamai de cima dos telhados o que vos digo ao pé do ouvido”(MT10,26)”

... do que este, em que celebramos a Santíssima Trindade.

E, na certeza de que ela nos conduzirá a VITÓRIA, invoquemo-la com a nossa senha:

“Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém!”

"Que a unção do Espírito Santo o frutifique..."

PARTICIPE DO NOSSO BLOG DEIXANDO SEU COMENTÁRIO, CLICANDO EM Links para esta postagem AO FINAL DE CADA TEMA.

"Seja bem Vindo!"

Olá, é bom você estar aquí. Seja bem vindo! Nós (Catariana e Maria Alice), fizemos este Blog, pensando em você. Queríamos compartilhar o que lemos, ouvimos, assistimos, vivenciamos, em nossa caminhada. Antes de tudo o nosso nome - "Beraká" - significa "Local de Bençãos" e está biblicamente fudamentado em "2 Crônicas 20". É o que gostaríamos que este Blog fosse para você, um "Local de Bençãos", onde todos podemos beber da mesma fonte - Deus.

O tema central é a Espiritualidade em todos os seus desdobramentos, mas queríamos deixar claro que o nosso objetivo é abrir-nos ao debate, trocarmos figurinhas, dialogar em todas as possibilidades...

Procuramos distribuí-lo de uma forma que facilite a sua leitura, em temas gerais: "Luzeiros", "Espiritualidade", "Vivências", "Nosso Jeitinho", "Calathos", "Reflexões",.... (cada uma com uma explicação na primeira postagem sobre conteúdo do tema) e sub-temas: "que a minha vida seja luz", "respirar", "banco de tres pernas",...

Mas, para que tudo isto faça sentido, nós temos que estabelecer um "diálogo", uma intimidade, como falamos na introdução do "Nosso Jeitinho".

E, para que isto se dê, dependemos primeiro da sua visita, de você estar aquí, depois, da sua participação. E, para ajudá-lo nisto, vamos lhe dar algumas dicas de como "viajar" por este Blog.

Primeiro, você deve ter notado que determinadas palavras estão destacadas em cores diferentes do resto do texto (como neste texto mesmo, a palavra "Luzeiros"), e quando passamos o mouse sobre elas, mudam de cor, ficam verde fosforecente (FAÇA ISTO AGORA PARA TESTAR). Você deve ter observado que foi no nosso perfil; para retornar à página onde estava é só fechar à que foi direcionado ou clicar na setinha de retorno. Isto acontece na coluna principal e nas colunas laterais. Toda vez que isto acontecer, você vai ser direcionado à um link que lhe forneça informações adicionais sobre o assunto, dicas sobre livros, autores, pessoas, filmes.

Na lateral direita você também vai encontrar, título com o nome "MARCADORES" que estão todas as postagens feitas, e outro chamado "ARCHIVE", que organiza as postagens por tema e data. As fotos e imagens em que aparecem a mãozinha quando passsamos o mouse sobre elas, também remetem a um outro link com informações sobre a pessoa(Como é o caso do Frei Clemente).

Você pode saber quantas pessoas visitam nosso Blog na "VISUALIZAÇÃO DA PÁGINA", e até de onde vem os nossos visitantes, clicando no "MAPA-MUNDI", na coluna da direita.

Se você gostou de algum "Tema", concorda, não concorda, quer dar a sua opinião, faça seu comentário logo após o assunto clicando em "LINKS PARA ESTA POSTAGEM". Se quer saber o que outras pessoas pensam, clique em "COMENTÁRIOS", também logo após o "Tema".

Se você gostou deste Blog e quer torna-se seguidor dele, não deixe de fazer a sua adesão na coluna à esquerda, clicando em "SEGUIR" .


Convide, seus amigos. Você deve ter notado, que na coluna direita tem uma série de bandeirinhas, de diversos países, clicando sobre elas, o texto é automáticamente traduzido para o idioma indicado. Portanto, que a lingua não seja um impecilho para você mandar este Blog para aquele seu amigo americano, francês, italiano, espanhol, alemão, israelense, japonês.

Se deseja sugerir algum assunto, perguntar sobre algum tema, fazer críticas... participe mandando-nos um e-mail, para:

beraka.cati.alice@gmail.com

Obrigada por sua participação,Catarina e Maria Alice

VOLTE SEMPRE!!!!!

segunda-feira, 4 de julho de 2011

"Sentido"

A origem desta nova série de post é prestar uma reverência a homens e mulheres que realmente "seguiram o Cristo" com as suas vidas. Não importa se Cristãos, Judeus, Espiritas, Budistas, ou mesmo Ateus....




Viktor Emil Frankl: Um Exemplo De Resiliência

“Quem tem porque viver pode superar qualquer como.”
 (Nietzsche)

Frankl tinha três razões para viver: sua fé, sua vocação e a esperança de reencontrar a esposa. Ali onde tantos perderam tudo, Frankl reconquistou não somente a vida, mas algo maior que a vida.



Assim ele registra, no seu livro Man's Search for Meaning, uma das experiências interiores que o levaram à descoberta do sentido da vida:

"Um pensamento me traspassou: pela primeira vez em minha vida enxerguei a verdade tal como fora cantada por tantos poetas, proclamada como verdade derradeira por tantos pensadores. A verdade de que o amor é o derradeiro e mais alto objetivo a que o homem pode aspirar. Então captei o sentido do maior segredo que a poesia humana e o pensamento humano têm a transmitir: a salvação do homem é através do amor e no amor. Compreendi como um homem a quem nada foi deixado neste mundo pode ainda conhecer a bem-aventurança, ainda que seja apenas por um breve momento, na contemplação da sua bem-amada. Numa condição de profunda desolação, quando um homem não pode mais se expressar em ação positiva, quando sua única realização pode consistir em suportar seus sofrimentos da maneira correta - de uma maneira honrada -, em tal condição o homem pode, através da contemplação amorosa da imagem que ele traz de sua bem-amada, encontrar a plenitude. Pela primeira vez em minha vida, eu era capaz de compreender as palavras: 'Os anjos estão imersos na perpétua contemplação de uma glória infinita'."


"Viktor nasceu na Áustria em 1905, filho de pais judeus. Desde cedo já demonstrava interesse pela questão do “sentido da vida”, questão esta que mais tarde veio a se tornar o foco central do método psicoterápico que criou. Aos treze anos, já questionava o seu professor de ciência sobre o sentido da vida.
Em 1930 concluiu o curso de medicina e passou a trabalhar com mulheres que haviam tentado suicídio, onde focou ainda mais a sua atenção para a questão do sentido da vida. Em 1938, a Áustria foi invadida pelos nazistas.
Em 1942 casou-se, e no mesmo ano foi enviado juntamente com sua esposa e pais, para um campo de concentração,onde estes posteriormente vieram a falecer.

É justamente neste ponto que começa a grande desventura de Frankl, é e em meio ao sofrimento que ele, não somente descobre seus próprios recursos de sobrevivência e superação, como também a base teórica para o desenvolvimento da “terapia do sentido da vida”.
Vivenciando o seu sofrimento e presenciando o sofrimento dos seus companheiros desenvolveu a logoterapia. A sua vida é um exemplo de tudo aquilo que a sua teoria deseja expressar.
No campo de concentração, Frankl percebeu que o que o mantinha vivo era o significado que tentava atribuir a sua vida, isto é tentava ter esperança e objetivos, mesmo em meio a tantas adversidades.
   
Para Frankl, aquele que não tinha mais nenhuma meta, perdia o sentido de sua existência e assim todo e qualquer motivo para suportar o sofrimento. Um dos conceitos desenvolvidos por Frankl, em sua logoterapia, é o conceito de “otimismo trágico”, isto é, mesmo em face as maiores adversidades deve-se encontrar esperanças e forças para lutar, deve-se retirar do caos o melhor que puder.
 
Segundo ele, quando o indivíduo, não pode mudar uma determinada situação, ou seja, quando ela é inevitável, ao enfrentá-la o indivíduo muda a si próprio.

Neste ponto, podemos traçar um paralelo com o conceito de resiliência, que pressupõe que haja uma adversidade e que o enfrentamento dela, com coragem e determinação, provoca uma mudança no sujeito, este saí transformado da adversidade, renascendo e se reconstruindo internamente.

Frankl observou que dentro do campo de concentração podia-se privar a pessoa de tudo, menos da liberdade de assumir uma atitude alternativa diante da situação em que se encontravam, de encarar a adversidade sobre outro prisma. Para se manter psicologicamente saudável era necessário se orientar para o futuro e se afastar da situação atual, traçando metas e acreditando na vida fora do campo. Com a busca de um objetivo, Frankl procurava a reconstrução do seu interior, para que não sucumbisse ao caos.

Dentro do campo, Frankl tentava se distanciar ao máximo da situação em que vivia e para isso se utilizava de vários artifícios, tais como: tentar manter o senso de humor, na medida do possível. Ele acreditava que o humor era uma “arma da alma na luta por sua auto preservação”, a tentativa de enxergar as coisas numa perspectiva engraçada constituía um truque útil na arte de viver. Procurava também utilizar a arte, como a música e até mesmo o teatro, como um caminho de expressão e salvação, não só para si, mas para tentar ajudar aos seus companheiros de infortúnio. Neste ponto, também podemos nos remeter a questão da resiliência, visto que o senso de humor é uma das características daqueles que possuem a capacidade de serem resilientes.
Na logoterapia existe o conceito de supra sentido, ou seja, aquilo que ultrapassa a compreensão do homem, como a fé ou a esperança no futuro, e é isto que gera forças para superar os problemas.
Fé e esperança também são características de pessoas resilientes. Frankl tentou demonstrar que por mais grave que seja uma doença física ou psicológica, ou por mais grave que seja a adversidade, o ser humano tem uma dimensão que não é atingida; a noética ou espiritual.
Podemos concluir que resiliência, é mais do que apenas sobreviver, e sim saber curar as feridas e seguir em frente.
Frankl dá este exemplo não somente sobrevivendo aos sofrimentos físicos e psicológicos que lhe foram impingidos no campo, como também através da postura que assumiu diante da vida após sua libertação.
Foi libertado somente no final da guerra em 1945. Casou-se novamente, escreveu o livro “um psicólogo no campo de concentração”, e ainda antes de falecer em 1997, aos noventa e dois anos, publicou sua autobiografia.
Diante disso podemos dizer que frankl, teve uma vida plena de sentido, soube atribuir significado a sua dor, tornando-se capaz de superá-la. Sua filosofia é realmente fruto de sua experiência pessoal.
Frankl acreditava que é possível tirar proveito da tragédia e transforma-la não só em oportunidade de aprendizado, como também transforma-la futuramente em triunfo, para ele é possível que alguém possa se tornar resiliente. Se a vida de um homem possui um significado, este pode suportar quase tudo."
Autor: Ana Lúcia Lima Blog: terapiaesaude.blogspot.com
“Nós que vivemos nos campos de concentração podemos lembrar de homens”.
que andavam pelos alojamentos confortando a outros, dando o seu último pedaço de pão. Eles devem ter sido poucos em número, mas ofereceram prova suficiente que tudo pode ser tirado do homem, menos uma coisa: a última das liberdades humanas - escolher sua atitude em qualquer circunstância, escolher o próprio caminho.”
Origem do conceito de resiliência
A origem da palavra resiliência, vem do latim “resiliente ”que significa voltar ao estado natural. Já o conceito de resiliência, advém da física, e significa a capacidade que um material possui de voltar ao seu estado normal depois de sofrer alta tensão.


NÃO DEIXE DE LER A ENTREVISTA FEITA COM O DR. FRANKL, CLICANDO NA FOTO DELE NA COLUNA A SUA DIREITA:

O Homem Vive

Mr. Roy Bonisteel entrevista Viktor Frankl
Tradução: Felipe Cherubin Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

Nota do tradutor
“Man Alive” foi uma série de TV canadense sobre fé e espiritualidade. O título da série foi retirado de um poema de St. Irenaeus, bispo de Lugdunum (atualmente Lyon) no século II que escreveu “A glória de Deus é o homem verdadeiramente vivo”. A série teve inicio em 1967 na “CBC Television”. Foi na série “Man Alive”, em 1977, que Viktor Frankl deu uma das suas mais impressionantes entrevistas cuja transcrição foi publicada posteriormente e de forma estendida em edição comemorativa do “International Journal of Logotherapy and Existential Analysis”. Com muita satisfação apresento a tradução em português dessa célebre e tocante entrevista de um dos maiores pensadores do século XX.


Biografia Viktor Emil Frankl:

Livro "Em Busca de Sentido" em e-book para ler ou baixar:

Viktor Frankl - um psicólogo no campo de concentração



Você gostou deste tema? Tem alguma sugestão para novos temas? Vamos estabelecer um contato. Dê a sua opinião...Participe!...Clic em "Links para postagem", logo abaixo e deixe o seu cometário, para nós ele é muito importante!!!!