"In Nomine Domini"

Um velho Mestre Espiritual ensinava aos freis franciscanos a sempre começar qualquer trabalho I.N.D. (In Nomine Domini - Em Nome Do Senhor). É o que estamos fazendo. Não só estamos começando, como nos conduziremos sempre :

"No Nome Do Senhor"

...para a glória de N.Senhora, e para nos sentirmos mais irmãos uns dos outros.

Este blog é centrado na espiritualidade e em seus desdobramentos - de uma forma geral e na nossa experiência pessoal. O saudoso Frei Clemente kesselmeier, do Convento de Santo Antônio do Largo da Carioca, disse certa vez, que se o Jesus histórico estivesse hoje entre nós, certamente usaria a internet para proclamar a Palavra. E, não existe dia melhor para iniciar esta experiência de ...

”Dizei à luz do dia o que vos digo na escuridão e proclamai de cima dos telhados o que vos digo ao pé do ouvido”(MT10,26)”

... do que este, em que celebramos a Santíssima Trindade.

E, na certeza de que ela nos conduzirá a VITÓRIA, invoquemo-la com a nossa senha:

“Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém!”

"Que a unção do Espírito Santo o frutifique..."

PARTICIPE DO NOSSO BLOG DEIXANDO SEU COMENTÁRIO, CLICANDO EM Links para esta postagem AO FINAL DE CADA TEMA.

"Seja bem Vindo!"

Olá, é bom você estar aquí. Seja bem vindo! Nós (Catariana e Maria Alice), fizemos este Blog, pensando em você. Queríamos compartilhar o que lemos, ouvimos, assistimos, vivenciamos, em nossa caminhada. Antes de tudo o nosso nome - "Beraká" - significa "Local de Bençãos" e está biblicamente fudamentado em "2 Crônicas 20". É o que gostaríamos que este Blog fosse para você, um "Local de Bençãos", onde todos podemos beber da mesma fonte - Deus.

O tema central é a Espiritualidade em todos os seus desdobramentos, mas queríamos deixar claro que o nosso objetivo é abrir-nos ao debate, trocarmos figurinhas, dialogar em todas as possibilidades...

Procuramos distribuí-lo de uma forma que facilite a sua leitura, em temas gerais: "Luzeiros", "Espiritualidade", "Vivências", "Nosso Jeitinho", "Calathos", "Reflexões",.... (cada uma com uma explicação na primeira postagem sobre conteúdo do tema) e sub-temas: "que a minha vida seja luz", "respirar", "banco de tres pernas",...

Mas, para que tudo isto faça sentido, nós temos que estabelecer um "diálogo", uma intimidade, como falamos na introdução do "Nosso Jeitinho".

E, para que isto se dê, dependemos primeiro da sua visita, de você estar aquí, depois, da sua participação. E, para ajudá-lo nisto, vamos lhe dar algumas dicas de como "viajar" por este Blog.

Primeiro, você deve ter notado que determinadas palavras estão destacadas em cores diferentes do resto do texto (como neste texto mesmo, a palavra "Luzeiros"), e quando passamos o mouse sobre elas, mudam de cor, ficam verde fosforecente (FAÇA ISTO AGORA PARA TESTAR). Você deve ter observado que foi no nosso perfil; para retornar à página onde estava é só fechar à que foi direcionado ou clicar na setinha de retorno. Isto acontece na coluna principal e nas colunas laterais. Toda vez que isto acontecer, você vai ser direcionado à um link que lhe forneça informações adicionais sobre o assunto, dicas sobre livros, autores, pessoas, filmes.

Na lateral direita você também vai encontrar, título com o nome "MARCADORES" que estão todas as postagens feitas, e outro chamado "ARCHIVE", que organiza as postagens por tema e data. As fotos e imagens em que aparecem a mãozinha quando passsamos o mouse sobre elas, também remetem a um outro link com informações sobre a pessoa(Como é o caso do Frei Clemente).

Você pode saber quantas pessoas visitam nosso Blog na "VISUALIZAÇÃO DA PÁGINA", e até de onde vem os nossos visitantes, clicando no "MAPA-MUNDI", na coluna da direita.

Se você gostou de algum "Tema", concorda, não concorda, quer dar a sua opinião, faça seu comentário logo após o assunto clicando em "LINKS PARA ESTA POSTAGEM". Se quer saber o que outras pessoas pensam, clique em "COMENTÁRIOS", também logo após o "Tema".

Se você gostou deste Blog e quer torna-se seguidor dele, não deixe de fazer a sua adesão na coluna à esquerda, clicando em "SEGUIR" .


Convide, seus amigos. Você deve ter notado, que na coluna direita tem uma série de bandeirinhas, de diversos países, clicando sobre elas, o texto é automáticamente traduzido para o idioma indicado. Portanto, que a lingua não seja um impecilho para você mandar este Blog para aquele seu amigo americano, francês, italiano, espanhol, alemão, israelense, japonês.

Se deseja sugerir algum assunto, perguntar sobre algum tema, fazer críticas... participe mandando-nos um e-mail, para:

beraka.cati.alice@gmail.com

Obrigada por sua participação,Catarina e Maria Alice

VOLTE SEMPRE!!!!!

quarta-feira, 20 de julho de 2011

"Feminina"




Mulheres Sábias


"Feliz o homem que tem uma boa mulher, pois se duplicará o número de seus anos .” (eclo: 26, 1-27)


Durante o caminho de Jesus até a cruz, não apareceu nenhum de seus apóstolos, durante toda sua Paixão as mulheres tiveram mais coragem que eles, enfrentaram os soldados, tiveram  ânimo de enxugar a Face de Jesus e não se afastaram do pé da cruz .

Santa Teresinha do Menino Jesus disse:
"Oh! Como são vilipendiadas as pobres mulheres! Sem embargo, elas amam o bom Deus, em número muito superior aos homens e na Paixão de Nosso Senhor tiveram mais coragem do que os apóstolos, arrostaram as injúrias dos soldados, tiveram ânimo de enxugar a adorável face de Jesus ..."

Talvez por isso elas foram as primeiras a verem o Jesus Ressuscitado. Talvez a forma por Ele encontrada de agradecer a dedicação, coragem e força que elas lhe deram. 


Frei Modesto, do Convento de Santo Antônio do Largo da Carioca certa vez me perguntou se eu tinha ido a um circo e visto o equilibrista sobre a corda bamba? Quando aquiesci, ele disse que a vida é esta corda, o equilibrista é o homem  tentando se equilibrar na corda (vida), e a sombrinha que o ajuda a manter o equilíbrio, é a mulher. Toda família espera força por parte da mulher. Ai de uma mãe de família se ficar doente. Em uma reportagem com O Pe. Antônio Maria, ele falou que ficou impressionado em um presídio, em dia de visitas, porque  só tinham mulheres - então perguntou se aqueles presidiários só tinham mãe, e onde estavam os homens, os pais?...

 As mulheres não entregam os pontos, enfrentam as dificuldades, não fogem delas. Em várias gerações de minha família  foram elas que seguraram as pontas. Diante de situações difíceis não desesperaram, buscaram ajuda em Deus e em sua Mãe. Para tomar decisões - pensavam na Mãe de Jesus em pé diante da cruz e isto lhes dava força. Esta herança de fé, tenho que agradecer a minha avó Alice e a minha mãe, pois este tipo de herança vale mais que qualquer bem material.

Minha avó dizia:
" QUEM NÃO TEM FÉ, NÃO PÁRA EM PÉ! BENS MATERIAIS VÃO E VEM, MAS MEU INTERIOR FORTALECIDO NINGUÉM PODE ROUBAR.”

Essas mulheres foram para mim uma rocha firme. Sempre penso que se elas tiveram força e fé e venceram - eu também posso. Então, “me uno a elas” e assim me fortaleço . Obrigada mulheres.  Obrigada essência feminina de minha família  bisavós, avós, tias, mãe, irmãs, filhas, sogra, sobrinhas, noras e netas que virão.

Bebam da fonte de quem lhes precedeu, e incorporem sua coragem, animo e determinação.

" Pensa com o coração, age pela emoção e vence pelo amor.”



Deus nos “fala” de várias mulheres; e a vida de qualquer uma delas daria uma boa novela de Manoel Carlos. Aqui uma pitada da emoção por trás de cada vida de algumas delas.

Eva – uma mulher audaciosa que expôs Satanás.

Raquel – o exemplo de que vale a pena lutar pelo amor até a morte.

Ana – ela ora, e quando o faz a força fica ao lado dela. Diz a Palavra que ela chora, se curva, geme – ela derrama o coração perante o Senhor. Ela faz voto ao Senhor, ela se compromete, o que ela diz é Tudo ou Nada...Antes de estar grávida no ventre “ela está grávida na mente”...Disse ela “seu filho que está prometido virá”

Ruth – prova que não se deixa devorar pela solidão, é uma mulher que trabalha, que se ocupa.

Ester - jovem mulher que arriscou a sua vida por amor ao Senhor e a Seu povo.

Débora – é um exemplo de que a coragem independe de sexo e de força física, mas é uma disposição firme de servir a Deus, a despeito de todas as circunstâncias.

Judite - Ela simboliza a fé, que não dispensa os meus políticos na luta para eliminar os mecanismos centrais de repressão. Alguém capaz de levantar a moral e o animo do povo em momentos de riscos e angustias. Ela demonstra que o inimigo é vencido pela fidelidade, confiança e obediência a Deus. Armadas dessas virtudes, os frágeis vencerão os fortes.


Você sabia que na genealogia de Jesus se encontra uma prostituta?



...Saiba como Tamar, arriscou seu pescoço e tornou-se uma “prostituta cultual” para fazer parte desta promessa.

Ela entrou para a história de Israel e fez parte da genealogia de Jesus Cristo (Mt 1.3). Ela perseguiu a sua bênção. Tamar não se importou com o grande preço que teria de pagar:... o risco de morte, a infâmia sobre seu nome... Tamar sabia que fora escolhida para dar descendência a Judá e lutou por isso...


Saiba os detalhes desta trama brevemente neste Blog



A Bíblia ainda nos revela que:

A  mulher é colocada no fim da criação. Ao perceber a solidão e a tristeza do homem, Deus disse: “Não é bom que o homem fique só; far-lhe-ei uma ajuda semelhante a ele”.

Se o homem encarna a força do Criador, a mulher encarna sua beleza e amor.

O homem e a mulher complemento um do outro, são a coroação da criação. Esta é a realidade, embora com uma pitada de poesia.

O nome com o qual Adão chamou a primeira mulher significa “Mãe dos viventes”. Desde os primórdios, ela foi feita para dar a vida. Entrou a fazer parte do fascinante mistério da fertilidade.


 O que diversas Tradições falam sobre a mulher:


- O Talmud é um livro onde se encontram condensados todos os depoimentos ditados e frases pronunciados pelos rabinos através dos tempos. Um deles termina assim : - cuida-te quando fizeres chorar uma mulher , pois Deus conta a suas lágrimas . A mulher foi feita da costela do homem , não dos pés para ser pisada , nem da cabeça para ser superior , mas sim do lado , para ser  igual, debaixo do braço , para ser protegida  e do lado do coração para ser amada. "


- Os Chineses chamam a mulher de “a outra metade do céu”. E como criatura perto do céu, ela deve ser então bonita e gentil.


- Da literatura indiana aprendemos que o deus Vishnu queria criar um ser diferente e complementar o homem. Depois de ter pensado, teve uma idéia repentina e começou a trabalhar. Tomou do junco a flexibilidade, das flores a beleza, do fogo o calor, do sol a alegria e das nuvens as lágrimas. Com isso tudo formou a mulher, que teve extraordinária influência sobre o homem.



Alguns pensadores e a mulher:

- Madre Teresa de Calcutá: " Quando Deus tem seu altar no coração de uma mulher, a casa toda é seu templo."

- Padre Fábio de Melo: “Mulheres de aço e de flores - mulher, ó mulher. Pudesse eu recomeçar este mundo,  inventaria de criar-te primeiro , e somente depois retiraria Adão de tuas costelas. Mulheres experimentam na carne o destino de serem como deus, em pequenas partes. Geram o mundo, embalam os destinos e entrelaçam num mesmo tecido as cores da fragilidade e da força. Elas são de aço. Elas são de fogo ."

- Hebbel: “Não querendo fazer tudo sozinho, Deus criou as mães”. O criador coloca incompleta na mãe sua obra mais bonita, para que ela a complete. Esta colaboração com o Eterno a coloca bem perto dele”.

- Pe. Gratry: “O  coração de uma mãe é a obra prima da natureza”.

- Um frei franciscano: " a mulher é a casa para a qual nós homens , queremos sempre voltar, e o endereço da felicidade que não queremos nunca perder ."

- O Papa João Paulo II disse que para Deus vir ao mundo foi necessário o seio virginal de Maria. Para que a igreja não ficasse órfã de mãe, Jesus nos entregou sua mãe no Gólgota. Os apóstolos perseveraram com uma mulher, Maria, a mãe de Jesus unidos na oração.

E qual foi a resposta?  

A resposta foi o milagre de Pentecostes de Jerusalém.

- Nosso saudoso Frei Clemente falou em certa homilia que o perfil de um Papa  ideal teria:

  •  a cabeça de Edith Stein

  • as mãos de Madre Teresa

  •  a luz de Santa Clara

  • a disposição de Teresa d’Ávila

  •  a humildade de Maria

  •  o coração de São Francisco

  •  a força de Santo Antônio

  • 80 % das mulheres / 20 % dos homens  



""Toda árvore possui por baixo uma versão prímeva de sí mesma. Por baixo da terra, a árvore venerável abriga "uma árvore oculta", feita de raízes vitais constantemente nutridas por águas invisíveis. A partir dessas radículas, a alma oculta da árvore empurra a energia para cima, para que sua natureza mais verdadeira, audaz e sábia viceje a céu aberto.
O mesmo acontece com a vida de uma mulher. Como a árvore, não importa em que condições ela esteja acima da terra, exuberante ou sujeita a enorme esforço... por baixo da terra existe "uma mulher oculta" que cuida do estopim dourado, aquela energia brilhante, aquela fonte profunda que nunca será extinta. “A mulher oculta” está sempre procurando empurrar esse espírito essencial em busca da vida...para cima, para que atravesse o solo cego e consiga nutrir seu eu a céu aberto e o mundo ao seu alcance. Seus períodos de expansão e reinvenção dependem desse ciclo.”



Mulher: “A estrada da vida pode ser longa e áspera. Faça-a mais suave caminhando  e cantando com as mãos cheias de semente. Semeie sempre, mas - semear é opcional, a colheita é obrigatória - cuidado com o que planta.”

0 comentários:

Postar um comentário