"In Nomine Domini"

Um velho Mestre Espiritual ensinava aos freis franciscanos a sempre começar qualquer trabalho I.N.D. (In Nomine Domini - Em Nome Do Senhor). É o que estamos fazendo. Não só estamos começando, como nos conduziremos sempre :

"No Nome Do Senhor"

...para a glória de N.Senhora, e para nos sentirmos mais irmãos uns dos outros.

Este blog é centrado na espiritualidade e em seus desdobramentos - de uma forma geral e na nossa experiência pessoal. O saudoso Frei Clemente kesselmeier, do Convento de Santo Antônio do Largo da Carioca, disse certa vez, que se o Jesus histórico estivesse hoje entre nós, certamente usaria a internet para proclamar a Palavra. E, não existe dia melhor para iniciar esta experiência de ...

”Dizei à luz do dia o que vos digo na escuridão e proclamai de cima dos telhados o que vos digo ao pé do ouvido”(MT10,26)”

... do que este, em que celebramos a Santíssima Trindade.

E, na certeza de que ela nos conduzirá a VITÓRIA, invoquemo-la com a nossa senha:

“Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém!”

"Que a unção do Espírito Santo o frutifique..."

PARTICIPE DO NOSSO BLOG DEIXANDO SEU COMENTÁRIO, CLICANDO EM Links para esta postagem AO FINAL DE CADA TEMA.

"Seja bem Vindo!"

Olá, é bom você estar aquí. Seja bem vindo! Nós (Catariana e Maria Alice), fizemos este Blog, pensando em você. Queríamos compartilhar o que lemos, ouvimos, assistimos, vivenciamos, em nossa caminhada. Antes de tudo o nosso nome - "Beraká" - significa "Local de Bençãos" e está biblicamente fudamentado em "2 Crônicas 20". É o que gostaríamos que este Blog fosse para você, um "Local de Bençãos", onde todos podemos beber da mesma fonte - Deus.

O tema central é a Espiritualidade em todos os seus desdobramentos, mas queríamos deixar claro que o nosso objetivo é abrir-nos ao debate, trocarmos figurinhas, dialogar em todas as possibilidades...

Procuramos distribuí-lo de uma forma que facilite a sua leitura, em temas gerais: "Luzeiros", "Espiritualidade", "Vivências", "Nosso Jeitinho", "Calathos", "Reflexões",.... (cada uma com uma explicação na primeira postagem sobre conteúdo do tema) e sub-temas: "que a minha vida seja luz", "respirar", "banco de tres pernas",...

Mas, para que tudo isto faça sentido, nós temos que estabelecer um "diálogo", uma intimidade, como falamos na introdução do "Nosso Jeitinho".

E, para que isto se dê, dependemos primeiro da sua visita, de você estar aquí, depois, da sua participação. E, para ajudá-lo nisto, vamos lhe dar algumas dicas de como "viajar" por este Blog.

Primeiro, você deve ter notado que determinadas palavras estão destacadas em cores diferentes do resto do texto (como neste texto mesmo, a palavra "Luzeiros"), e quando passamos o mouse sobre elas, mudam de cor, ficam verde fosforecente (FAÇA ISTO AGORA PARA TESTAR). Você deve ter observado que foi no nosso perfil; para retornar à página onde estava é só fechar à que foi direcionado ou clicar na setinha de retorno. Isto acontece na coluna principal e nas colunas laterais. Toda vez que isto acontecer, você vai ser direcionado à um link que lhe forneça informações adicionais sobre o assunto, dicas sobre livros, autores, pessoas, filmes.

Na lateral direita você também vai encontrar, título com o nome "MARCADORES" que estão todas as postagens feitas, e outro chamado "ARCHIVE", que organiza as postagens por tema e data. As fotos e imagens em que aparecem a mãozinha quando passsamos o mouse sobre elas, também remetem a um outro link com informações sobre a pessoa(Como é o caso do Frei Clemente).

Você pode saber quantas pessoas visitam nosso Blog na "VISUALIZAÇÃO DA PÁGINA", e até de onde vem os nossos visitantes, clicando no "MAPA-MUNDI", na coluna da direita.

Se você gostou de algum "Tema", concorda, não concorda, quer dar a sua opinião, faça seu comentário logo após o assunto clicando em "LINKS PARA ESTA POSTAGEM". Se quer saber o que outras pessoas pensam, clique em "COMENTÁRIOS", também logo após o "Tema".

Se você gostou deste Blog e quer torna-se seguidor dele, não deixe de fazer a sua adesão na coluna à esquerda, clicando em "SEGUIR" .


Convide, seus amigos. Você deve ter notado, que na coluna direita tem uma série de bandeirinhas, de diversos países, clicando sobre elas, o texto é automáticamente traduzido para o idioma indicado. Portanto, que a lingua não seja um impecilho para você mandar este Blog para aquele seu amigo americano, francês, italiano, espanhol, alemão, israelense, japonês.

Se deseja sugerir algum assunto, perguntar sobre algum tema, fazer críticas... participe mandando-nos um e-mail, para:

beraka.cati.alice@gmail.com

Obrigada por sua participação,Catarina e Maria Alice

VOLTE SEMPRE!!!!!

terça-feira, 21 de junho de 2011

"Espiritualidade"


RESPIRAR


Respirar é assimilar o poder do ar; se o ar é símbolo do espírito do sopro (Ruah, o Espírito de Deus incubado nas águas primordiais do Gênesis), respirar será assimilar um poder espiritual. Os taoistas admitem que a respiração é governada pelo coração. 

As duas fases respiratórias são a abertura e o fechamento da porta do Céu.

*...Os monges desenvolveram métodos que podem nos ajudar a viver sempre e em qualquer lugar a partir do encontro com Deus. É a chamada oração interior que está presente dentro de nós e que jamais nos pode ser tirada – a ruminatio – que consiste em ruminar ou repetir sempre o mesmo versículo de um salmo ou a mesma oração de Jesus.
“Senhor Jesus Cristo, filho de Deus, tem piedade de mim!”
Adaptada como ritmo de respiração de cada um. Ou, somente o Nome de Jesus, que pode estar ligada a expiração.

...Assim, com o passar do tempo, esta oração produz uma profunda paz interior e uma alegria silenciosa acerca de Deus.

...A oração de Jesus aspira confiança de que este Jesus Cristo esteja em mim. – Ele não é aquele que viveu no passado distante, mas está em mim.

...Ao inspirar, deixemos fluir a respiração em nosso coração e, na respiração, sintamos a presença de Deus mesmo no coração.

 – Cristo está em mim –
Pelo calor que a respiração gera no coração, posso perceber a sua presença misericordiosa e plena de amor. – Sentir a respiração no coração alivia a mente, evitando que a gente se disperse.
No coração acalentado pela respiração, podemos atingir a paz em Jesus Cristo.
...O meu coração é tocado por Cristo. Nele sinto o calor.

...Quando expiramos, devemos deixar que Jesus Cristo mesmo atravesse todo o nosso corpo (use a sua imaginação), através da nossa respiração. Deixemos que o espírito misericordioso de Jesus penetre todos os nossos sentimentos os quais possuem sua sede nos órgãos internos. Devemos também permitir que este espírito entre em nossos instintos.
Quando o Espírito de Cristo flui em todas as partes do nosso interior, então podemos reconciliar-nos com tudo aquilo que se encontra em nós.
...Depois de termos expirado, atingimos um breve momento no qual nada ocorre e no qual não expiramos nem inspiramos. Este momento é decisivo, é o momento de esquecer de mim mesmo e me abandonar a Deus – me desprender de mim mesmo. É o momento de nos deixarmos cair nos braços misericordiosos de Deus.
...Quando a oração está dentro de mim, também Jesus está dentro e mim e comigo. ...E, este encontro dá um sabor totalmente diferente à minha vida.
...A oração de Jesus desperta forças dentro de mim que até então estavam soterradas sob o peso do meu trabalho e preocupações...*
*(Extraído de: “ A Oração como Encontro” – Anselm Grün)

Você gostou deste tema?...Gostaria de sugerir outros autores?...Clique logo abaixo em "Links para esta postagem" e participe.