MANDACARÚ, QUANDO FULORA NA SECA,
É O SINAL QUE A CHUVA CHEGA NO SERTÃO...
Quando ganhei a Severina meu MANDACARÚ, não sabia nada sobre ele e fui pesquisar. É um cactos(Cereus peruvian). Cereus significa em latim círio, vela. Abundante na região Nordeste, sua flor abre-se à noite e seu fruto é vermelho. Existe um dito popular, quando ele floresce na seca é sinal que a chuva chega ao sertão e de que haverá fartura logo em seguida. A forma como se ramifica e a disposição de seus ramos, que são irregulares, dá a ele a forma de um candelabro.
Este cacto é utilizado como guardião por algumas correntes do Feng Shui, por ser considerado purificador de ambientes. Segundo os especialistas desta técnica milenar, o cacto age como uma barreira para os raios gama emitidos por aparelhos de tv e computadores.
A presença do cacto indica sempre um solo pobre e seco. Quando todas as plantas secam e perdem as folhas, o MANDACARÚ mantém-se verde, contrastando com a paisagem.
Isso me fez refletir que na vida devo ser como um MANDACARÚ.
PARAFRASEANDO o POETA MÁRIO QUINTANA em "CERTEZAS" :
“ME MAQUIAR DE VERDINHO MESMO QUANDO A SITUAÇÃO NÃO ME FOR PROPÍCIA.”
Que vale a pena viver apesar de todos os desafios e problemas, independente do que esteja passando, deixar de ser vítima dos problemas, encontrar um oásis nas dificuldades. Manter a criança feliz, que fui, dentro de mim. Que ser feliz , não é ter uma vida sem problemas, mas procurar manter o equilíbrio apesar deles. Que posso ser feliz com o que tenho. Que preciso aprender a viver com o suficiente. Que preciso descobrir alegria, a liberdade de ser feliz precisando de pouca coisa, como o mandacarú precisa de pouca água para se manter verdinho, florescer e dar fruto. Só uma pessoa de coração sensível vê no meio dos espinhos uma flor. Como o mandacarú, devo usar meus desafios para me tornar grande, crescer, ser mais forte e vencer toda aridez em minha vida, “prever” a flor que vai brotar entre os espinhos.
BENDITO MANDACARÚ!!!!!!!!!!
MANDACARÚ, SIM SENHOR!
Dalinha Catunda
(Ipueiras, Ceará, Brazil)
Dalinha Catunda
(Ipueiras, Ceará, Brazil)
Não dou sombra nem encosto,
Mas não vejo defeito em mim.
Tenho um verde exuberante.
Meu fruto é da cor de carmim.
Minha flor esbranquiçada
Dignifica qualquer jardim.
Dono de uma beleza agreste.
No sertão enfeito caminhos.
Tenho um caule suculento,
Todo bordado de espinhos,
Entre pedras broto e cresço
Nem com a seca eu definho.
Sou um fiel representante
Do forte povo nordestino.
O verde traduz esperança,
Vermelho a grande paixão,
De uma gente que tanto adora:
Sua terra, seu mundo, seu chão.
Os espinhos são as agruras,
Do sertanejo tão sofredor.
A paz vinda com as chuvas,
Represento em minha flor.
Ninguém melhor do que eu,
O nordestino representou
Olá, o que você achou deste tema... Concorda? Discorda? Acha que poderia ser mais aprofundado? Sua opinião é que alimenta nosso Beraká. Faça sua avaliação clicando em "Links para esta postagem" abaixo.