"In Nomine Domini"

Um velho Mestre Espiritual ensinava aos freis franciscanos a sempre começar qualquer trabalho I.N.D. (In Nomine Domini - Em Nome Do Senhor). É o que estamos fazendo. Não só estamos começando, como nos conduziremos sempre :

"No Nome Do Senhor"

...para a glória de N.Senhora, e para nos sentirmos mais irmãos uns dos outros.

Este blog é centrado na espiritualidade e em seus desdobramentos - de uma forma geral e na nossa experiência pessoal. O saudoso Frei Clemente kesselmeier, do Convento de Santo Antônio do Largo da Carioca, disse certa vez, que se o Jesus histórico estivesse hoje entre nós, certamente usaria a internet para proclamar a Palavra. E, não existe dia melhor para iniciar esta experiência de ...

”Dizei à luz do dia o que vos digo na escuridão e proclamai de cima dos telhados o que vos digo ao pé do ouvido”(MT10,26)”

... do que este, em que celebramos a Santíssima Trindade.

E, na certeza de que ela nos conduzirá a VITÓRIA, invoquemo-la com a nossa senha:

“Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém!”

"Que a unção do Espírito Santo o frutifique..."

PARTICIPE DO NOSSO BLOG DEIXANDO SEU COMENTÁRIO, CLICANDO EM Links para esta postagem AO FINAL DE CADA TEMA.

"Seja bem Vindo!"

Olá, é bom você estar aquí. Seja bem vindo! Nós (Catariana e Maria Alice), fizemos este Blog, pensando em você. Queríamos compartilhar o que lemos, ouvimos, assistimos, vivenciamos, em nossa caminhada. Antes de tudo o nosso nome - "Beraká" - significa "Local de Bençãos" e está biblicamente fudamentado em "2 Crônicas 20". É o que gostaríamos que este Blog fosse para você, um "Local de Bençãos", onde todos podemos beber da mesma fonte - Deus.

O tema central é a Espiritualidade em todos os seus desdobramentos, mas queríamos deixar claro que o nosso objetivo é abrir-nos ao debate, trocarmos figurinhas, dialogar em todas as possibilidades...

Procuramos distribuí-lo de uma forma que facilite a sua leitura, em temas gerais: "Luzeiros", "Espiritualidade", "Vivências", "Nosso Jeitinho", "Calathos", "Reflexões",.... (cada uma com uma explicação na primeira postagem sobre conteúdo do tema) e sub-temas: "que a minha vida seja luz", "respirar", "banco de tres pernas",...

Mas, para que tudo isto faça sentido, nós temos que estabelecer um "diálogo", uma intimidade, como falamos na introdução do "Nosso Jeitinho".

E, para que isto se dê, dependemos primeiro da sua visita, de você estar aquí, depois, da sua participação. E, para ajudá-lo nisto, vamos lhe dar algumas dicas de como "viajar" por este Blog.

Primeiro, você deve ter notado que determinadas palavras estão destacadas em cores diferentes do resto do texto (como neste texto mesmo, a palavra "Luzeiros"), e quando passamos o mouse sobre elas, mudam de cor, ficam verde fosforecente (FAÇA ISTO AGORA PARA TESTAR). Você deve ter observado que foi no nosso perfil; para retornar à página onde estava é só fechar à que foi direcionado ou clicar na setinha de retorno. Isto acontece na coluna principal e nas colunas laterais. Toda vez que isto acontecer, você vai ser direcionado à um link que lhe forneça informações adicionais sobre o assunto, dicas sobre livros, autores, pessoas, filmes.

Na lateral direita você também vai encontrar, título com o nome "MARCADORES" que estão todas as postagens feitas, e outro chamado "ARCHIVE", que organiza as postagens por tema e data. As fotos e imagens em que aparecem a mãozinha quando passsamos o mouse sobre elas, também remetem a um outro link com informações sobre a pessoa(Como é o caso do Frei Clemente).

Você pode saber quantas pessoas visitam nosso Blog na "VISUALIZAÇÃO DA PÁGINA", e até de onde vem os nossos visitantes, clicando no "MAPA-MUNDI", na coluna da direita.

Se você gostou de algum "Tema", concorda, não concorda, quer dar a sua opinião, faça seu comentário logo após o assunto clicando em "LINKS PARA ESTA POSTAGEM". Se quer saber o que outras pessoas pensam, clique em "COMENTÁRIOS", também logo após o "Tema".

Se você gostou deste Blog e quer torna-se seguidor dele, não deixe de fazer a sua adesão na coluna à esquerda, clicando em "SEGUIR" .


Convide, seus amigos. Você deve ter notado, que na coluna direita tem uma série de bandeirinhas, de diversos países, clicando sobre elas, o texto é automáticamente traduzido para o idioma indicado. Portanto, que a lingua não seja um impecilho para você mandar este Blog para aquele seu amigo americano, francês, italiano, espanhol, alemão, israelense, japonês.

Se deseja sugerir algum assunto, perguntar sobre algum tema, fazer críticas... participe mandando-nos um e-mail, para:

beraka.cati.alice@gmail.com

Obrigada por sua participação,Catarina e Maria Alice

VOLTE SEMPRE!!!!!

domingo, 25 de setembro de 2011

"Oremus"

" SEMPRE QUE ESTIVERDES EM DIFICULDADES, COROAI A MÃE DE DEUS!"
 (PE. JOSÉ KENTENICH)


Porque Coroar Nossa Senhora

Qual o motivo que nos leva a coroar à Mãe de Deus? Por que coroar Maria ?
A coroação é expressão de gratidão pessoal, de entrega total e de uma ilimitada confiança no poder daquela que, além de ser Mãe, é Rainha e Vencedora .
Também nós somos convidados a oferecer uma coroa à Mãe e Rainha e a experimentar em nossa vida, em nossa família, em nossa profissão, em nossas aflições, o seu grande poder intercessor junto ao seu Filho Jesus.
A coroação acima de tudo é expressão do nosso reconhecimento da dignidade de Rainha da Mãe de Deus. Ela é Rainha em virtude do título que lhe foi conferido e do título por direito.
Com dignidade sem fim, Deus lhe conferiu poder quase infinito, e ela reina ao lado de Jesus, o grande Cristo-rei.  
 
ELA É RAINHA... Ela está ao lado de Jesus, no Gólgota, onde lhe foi dado cooperar e merecer a redenção...
A  co-merecedora das graças da salvação é, simultaneamente, a distribuidora das graças da redenção... Além de Mãe, ela  é também nossa Rainha.
Maria é Rainha num tríplice sentido: por direito de herança, por  conquista própria e de eleição.
O anjo Gabriel foi o primeiro a anunciar que Maria, a" cheia de graça", é Rainha , pois ao lado de Cristo, o Rei do Universo, ela deve cooperar com o seu sim na obra da salvação.
Numa vida de lutas e duras provações, Maria conquistou todas as virtudes no mais alto grau possível e comprovou-se como RAINHA da fé, esperança e do amor .
Maria foi  eleita Rainha e foi  distinguida  pelo próprio Deus na sua gloriosa assunção ao céu, quando cingiu sua fronte com uma preciosa coroa, proclamando-a soberana do céu e da terra.
Reconhecendo  a dignidade e o poder de Maria como Rainha, procuremos confiar no seu  poder intercessor junto a Deus, e peçamos que ela reine e governe em nosso lar, que dirija nossa vida e vença as nossas lutas e dificuldades.
Como a Mãe de Deus está em minha frente? Como RAINHA.
Olhem hoje, muitas vezes, a coroa e o cetro. Que expressam ambos? Ela é de fato, a RAINHA coroada do céu e da terra. Após a assunção ao céu, Maria recebeu uma coroa do próprio Deus, como Rainha dos anjos e dos homens. Neste momento a Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, nos apresentam Maria como nossa especial intercessora e protetora junto ao trono celeste.
Lembremo-nos que, de agora em diante, nós possuímos junto ao trono de Deus, uma Rainha inteiramente ao nosso dispor para ajudar-nos em nossas grandes preocupações. Ela é a Rainha do Céu e da Terra. Ela sabe tudo o que se passa no mar agitado de nossa vida, e quer ser para nós a Estrela a indicar o porto seguro - o coração de Deus-Pai, que está amplamente aberto para nos acolher, abrigar e proteger.
Então por que temer ? Maria é a RAINHA.
Ela quer e pode nos ajudar, porém, espera que lhe abramos o coração e confiemos em seu poder intercessor junto a Deus.
 Pe. kentenich aconselha:

"QUANDO ESTIVERDES EM DIFICULDADES, COROAI A MÃE DE DEUS!"

Maria como RAINHA nas dificuldades, quer tomar em suas mãos de RAINHA a nossa aflição .
Nas Bodas de Caná ( Jo .2. 3 ) ela assumiu a preocupação dos noivos, a falta de vinho. Quando Maria chegou junto a Jesus para dizer: " Eles não têm mais vinho ! " , ela esperava do Senhor um milagre,e Jesus , como Senhor dos tempos e rei do Universo , realiza o primeiro milagre nas Bodas de Caná , a pedido de Maria.
Também a nós , estas palavras da mãe e Rainha : " Eles não têm mais vinho !", deve inspirar grande confiança e certeza de vitória.
MARIA É A RAINHA EM NOSSAS DIFICULDADES, quer se trate de uma dificuldade familiar, econômica, espiritual, física. Ela de modo semelhante, como o fez em Caná, agora está junto de Cristo Rei pedindo por nós, como Mãe e Rainha intercessora.
Pe. kentenich coroava a Mãe de Deus cada vez que algo não dava certo, e
ELA SEMPRE SE REVELOU COMO RAINHA VITORIOSA EM TODAS AS DIFICULDADES. 
Em qualquer dificuldade - dizia o padre - o melhor meio para alcançar a VITÓRIA, é
A coroação da mãe de deus. Através da coroação, Maria se torna a nossa intercessora e como rainha quer distribuir muitas graças.
COMO FAZER ISTO?
Oferte muitas vezes a coroa à mãe  e rainha dizendo:
"ACEITE A COROA DE MEU AMOR! MÃE EU LHE CORÔO RAINHA DESTA SITUAÇÃO!....."

 SALVE RAINHA......
    MÃE E RAINHA, ACEITA A COROA!

     MÃE E RAINHA, ACEITE A COROA!

     MÃE E RAINHA, ACEITE A COROA!

Quando você oferece a coroa à mãe e Rainha, ela assume a responsabilidade de permanecer para sempre a Regente, a Advogada e Intercessora de sua vida, de sua família. Você entrega a ela o poder sobre aquela situação.... sempre que ofertamos à Mãe de Deus a coroa, confessamos e confirmamos nossa confiança no seu poder maternal. Coroar é confiar, é entregar a Maria o direito de reger e governar nossa vida. É proclamá-la Rainha de nossa vida, crer que não há graça que ela não nos possa alcançar, ela nos intercede graças capazes de resolver as situações mais complicadas .. isto tudo porque Deus lhe concedeu poder.

REINAR QUER DIZER SERVIR

ELA NÃO É RAINHA, PORQUE A COROAMOS.

NÓS A COROAMOS, PORQUE ELA É RAINHA.



ORAÇÕES PARA COROAÇÃO


 " SALVE RAINHA , MÃE DE MISERICÓRDIA , VIDA , DOÇURA , ESPERANÇA NOSSA , SALVE ! A VÓS BRADAMOS , OS DEGREDADOS FILHOS DE EVA ; A VÓS SUSPIRAMOS GEMENDO  E CHORANDO  NESTE VALE DE LÁGRIMAS . EIA , POIS ADVOGADA NOSSA , ESSES VOSSOS OLHOS MISERICORDIOSOS A NÓS VOLVEI , E DEPOIS DESTE DESTERRO MOSTRAI-NOS JESUS , BENDITO FRUTO DE VOSSO VENTRE, Ó CLEMENTE , Ó PIEDOSA , Ó DOCE SEMPRE VIRGEM MARIA . ROGAI POR NÓS , SANTA MÃE  DE DEUS. PARA QUE SEJAMOS DIGNOS DA PROMESSA DE CRISTO.

AMÉM!"


" QUERIDA MÃE E RAINHA, VOCÊ QUE FOI ASSUNTA AO CÉU, E COROADA COMO RAINHA DO CÉU E DA TERRA, INTERCEDE NESTA MINHA GRANDE AFLIÇÃO E ALCANÇA-ME A GRAÇA QUE ESTOU LHE PEDINDO, CONFORME OS PLANOS DE DEUS PAI. AMÉM !"


"CONFIO EM TEU PODER E EM TUA BONDADE, EM TI CONFIO COM FILIALIDADE. CONFIO, CEGAMENTE, EM TODA A SITUAÇÃO, MÃE NO TEU FILHO E NA TUA PROTEÇÃO."


"RAINHA CUSTÓDIA VIVA , EMPUNHA O CETRO , REINA , VENCE , TRIUNFA , EM MINHA VIDA".  EM MINHAS DIFICULDADES.


" QUEREMOS MÃE NESTE MOMENTO, TE OFERECER UMA COROA, MAS UMA COROA FEITA COM NOSSAS PRECES Ó MÃE, COM NOSSAS PRECES Ó MÃE, COM NOSSAS PRECES Ó MÃE ELEVADA A TI, TE COROAMOS Ó MÃE, TE COROAMOS Ó MÃE, TE COROAMOS, Ó MÃE NOSSA RAINHA "
(CANTADA )  


COROE A MÃE DE DEUS!
MELHOR MEIO PARA SE ALCANÇAR A VITÓRIA!



"Espiritualidade"

"Hoje nos encontramos numa fase nova na humanidade. Todos estamos regressando à Casa Comum, à Terra: os povos, as sociedades, as culturas e as religiões. Todos trocamos experiências e valores. Todos nos enriquecemos e nos completamos mutuamente. (...)"
Leonardo Boff

Leonardo Boff comenta nestes vídeos abaixo ,sobre a Espiritualidade na Psicologia Junguiana.


Leonardo Boff  fala de Yung e  Espiritualidade










“Talvez uma das transformações culturais mais importantes no século XXI será a volta da dimensão espiritual na vida humana. O ser humano não é somente corpo que é parte do universo material. Não é também apenas psiqué, expressão da complexidade da vida que se sente a si mesmo, se torna consciente e responsável. O ser humano é também espírito, aquele momento da consciência no qual ele se sente parte e parcela do Todo, ligado e re-ligado a todas as coisas. É próprio do espírito colocar questões radicais sobre nossa origem e nosso destino e se perguntar pelo nosso lugar e pela nossa missão no conjunto dos seres do universo. Pelo espírito o ser humano decifra o sentido da seta do tempo ascendente e se inclina, reverente, face Àquele mistério que tudo colocou em marcha. Ousa chamá-lo por mil nomes ou simplesmente diz Deus.

Mais do que religião o ser humano busca espiritualidade. A religião codifica uma experiência de Deus e dá-lhe a forma de poder religioso, doutrinário, moral e ritual A espiritualidade se orienta pela experiência de encontro vivo com Deus, prescindo do poder religioso. Esse encontro é vivido como gerador de grande sentido e de entusiasmo para viver.

O século XXI será um século espiritual que valorizará os muitos caminhos espirituais e religiosos da humanidade ou criará novos. Essa espiritualidade ajudará a humanidade a ser mais corresponsável com seu destino e com o destino da Terra, mais reverente face ao mistério do mundo e mais solidária para com aqueles que sofrem. A espiritualidade dará leveza à vida e fará que os seres humanos não se sintam condenados a um vale de lágrimas mas se sintam filhos e filhas da alegria de viver juntos nesse mundo.”



Leonardo Boff nasceu em Concórdia, Santa Catarina, aos 14 de dezembro de 1938. É neto de imigrantes italianos da região do Veneto, vindos para o Rio Grande do Sul no final do século XIX.Fez seus estudos primários e secundários em Concórdia-SC, Rio Negro-PR e Agudos-SP. Cursou Filosofia em Curitiba-PR e Teologia em Petrópolis-RJ. Doutorou-se em Teologia e Filosofia na Universidade de Munique-Alemanha, em 1970. Ingressou na Ordem dos Frades Menores, franciscanos, em 1959.

Durante 22 anos, foi professor de Teologia Sistemática e Ecumênica em Petrópolis, no Instituto Teológico Franciscano. Professor de Teologia e Espiritualidade em vários centros de estudo e universidades no Brasil e no exterior, além de professor-visitante nas universidades de Lisboa (Portugal), Salamanca (Espanha), Harvard (EUA), Basel (Suíça) e Heidelberg (Alemanha).

Esteve presente nos inícios da reflexão que procura articular o discurso indignado frente à miséria e à marginalização com o discurso promissor da fé cristã gênese da conhecida Teologia da Libertação. Foi sempre um ardoroso defensor da causa dos Direitos Humanos, tendo ajudado a formular uma nova perspectiva dos Direitos Humanos a partir da América Latina, com "Direitos à Vida e aos meios de mantê-la com dignidade".

É doutor honoris causa em Política pela universidade de Turim (Itália) e em Teologia pela universidade de Lund (Suécia), tendo ainda sido agraciado com vários prêmios no Brasil e no exterior, por causa de sua luta em favor dos fracos, dos oprimidos e marginalizados e dos Direitos Humanos.

De 1970 a 1985, participou do conselho editorial da Editora Vozes. Neste período, fez parte da coordenação da publicação da coleção "Teologia e Libertação" e da edição das obras completas de C. G. Jung. Foi redator da Revista Eclesiástica Brasileira (1970-1984), da Revista de Cultura Vozes (1984-1992) e da Revista Internacional Concilium (1970-1995).

Em 1984, em razão de suas teses ligadas à Teologia da Libertação, apresentadas no livro "Igreja: Carisma e Poder", foi submetido a um processo pela Sagrada Congregação para a Defesa das Fé, ex Santo Ofício, no Vaticano. Em 1985, foi condenado a um ano de "silêncio obsequioso" e deposto de todas as suas funções editoriais e de magistério no campo religioso. Dada a pressão mundial sobre o Vaticano, a pena foi suspensa em 1986, podendo retomar algumas de suas atividades.

››› na cadeira de Galilei Galileu

Em 1992, sendo de novo ameaçado com uma segunda punição pelas autoridades de Roma, renunciou às suas atividades de padre e se auto-promoveu ao estado leigo. "Mudou de trincheira para continuar a mesma luta": continua como teólogo da libertação, escritor, professor e conferencista nos mais diferentes auditórios do Brasil e do estrangeiros, assessor de movimentos sociais de cunho popular libertador, como o Movimento dos Sem Terra e as comunidades eclesiais de base (CEB's), entre outros.

Em 1993 prestou concurso e foi aprovado como professor de Ética, Filosofia da Religião e Ecologia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Em 8 de Dezembro de 2001 foi agraciado com o premio nobel alternativo em Estocolmo (Right Livelihood Award).

Atualmente vive no Jardim Araras, região campestre ecológica do município de Petrópolis-RJ e compartilha vida e sonhos com a educadora/lutadora pelos Direitos a partir de um novo paradigma ecológico, Marcia Maria Monteiro de Miranda. Tornou-se assim ‘pai por afinidade’ de uma filha e cinco filhos compartilhando as alegrias e dores da maternidade/paternidade responsável. Vive, acompanha e re-cria o desabrochar da vida nos "netos" Marina , Eduardo, Maira, Luca e Yuri.

É autor de mais de 60 livros nas áreas de Teologia, Ecologia, Espiritualidade, Filosofia, Antropologia e Mística. A maioria de sua obra está traduzida nos principais idiomas modernos.