"In Nomine Domini"

Um velho Mestre Espiritual ensinava aos freis franciscanos a sempre começar qualquer trabalho I.N.D. (In Nomine Domini - Em Nome Do Senhor). É o que estamos fazendo. Não só estamos começando, como nos conduziremos sempre :

"No Nome Do Senhor"

...para a glória de N.Senhora, e para nos sentirmos mais irmãos uns dos outros.

Este blog é centrado na espiritualidade e em seus desdobramentos - de uma forma geral e na nossa experiência pessoal. O saudoso Frei Clemente kesselmeier, do Convento de Santo Antônio do Largo da Carioca, disse certa vez, que se o Jesus histórico estivesse hoje entre nós, certamente usaria a internet para proclamar a Palavra. E, não existe dia melhor para iniciar esta experiência de ...

”Dizei à luz do dia o que vos digo na escuridão e proclamai de cima dos telhados o que vos digo ao pé do ouvido”(MT10,26)”

... do que este, em que celebramos a Santíssima Trindade.

E, na certeza de que ela nos conduzirá a VITÓRIA, invoquemo-la com a nossa senha:

“Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém!”

"Que a unção do Espírito Santo o frutifique..."

PARTICIPE DO NOSSO BLOG DEIXANDO SEU COMENTÁRIO, CLICANDO EM Links para esta postagem AO FINAL DE CADA TEMA.

"Seja bem Vindo!"

Olá, é bom você estar aquí. Seja bem vindo! Nós (Catariana e Maria Alice), fizemos este Blog, pensando em você. Queríamos compartilhar o que lemos, ouvimos, assistimos, vivenciamos, em nossa caminhada. Antes de tudo o nosso nome - "Beraká" - significa "Local de Bençãos" e está biblicamente fudamentado em "2 Crônicas 20". É o que gostaríamos que este Blog fosse para você, um "Local de Bençãos", onde todos podemos beber da mesma fonte - Deus.

O tema central é a Espiritualidade em todos os seus desdobramentos, mas queríamos deixar claro que o nosso objetivo é abrir-nos ao debate, trocarmos figurinhas, dialogar em todas as possibilidades...

Procuramos distribuí-lo de uma forma que facilite a sua leitura, em temas gerais: "Luzeiros", "Espiritualidade", "Vivências", "Nosso Jeitinho", "Calathos", "Reflexões",.... (cada uma com uma explicação na primeira postagem sobre conteúdo do tema) e sub-temas: "que a minha vida seja luz", "respirar", "banco de tres pernas",...

Mas, para que tudo isto faça sentido, nós temos que estabelecer um "diálogo", uma intimidade, como falamos na introdução do "Nosso Jeitinho".

E, para que isto se dê, dependemos primeiro da sua visita, de você estar aquí, depois, da sua participação. E, para ajudá-lo nisto, vamos lhe dar algumas dicas de como "viajar" por este Blog.

Primeiro, você deve ter notado que determinadas palavras estão destacadas em cores diferentes do resto do texto (como neste texto mesmo, a palavra "Luzeiros"), e quando passamos o mouse sobre elas, mudam de cor, ficam verde fosforecente (FAÇA ISTO AGORA PARA TESTAR). Você deve ter observado que foi no nosso perfil; para retornar à página onde estava é só fechar à que foi direcionado ou clicar na setinha de retorno. Isto acontece na coluna principal e nas colunas laterais. Toda vez que isto acontecer, você vai ser direcionado à um link que lhe forneça informações adicionais sobre o assunto, dicas sobre livros, autores, pessoas, filmes.

Na lateral direita você também vai encontrar, título com o nome "MARCADORES" que estão todas as postagens feitas, e outro chamado "ARCHIVE", que organiza as postagens por tema e data. As fotos e imagens em que aparecem a mãozinha quando passsamos o mouse sobre elas, também remetem a um outro link com informações sobre a pessoa(Como é o caso do Frei Clemente).

Você pode saber quantas pessoas visitam nosso Blog na "VISUALIZAÇÃO DA PÁGINA", e até de onde vem os nossos visitantes, clicando no "MAPA-MUNDI", na coluna da direita.

Se você gostou de algum "Tema", concorda, não concorda, quer dar a sua opinião, faça seu comentário logo após o assunto clicando em "LINKS PARA ESTA POSTAGEM". Se quer saber o que outras pessoas pensam, clique em "COMENTÁRIOS", também logo após o "Tema".

Se você gostou deste Blog e quer torna-se seguidor dele, não deixe de fazer a sua adesão na coluna à esquerda, clicando em "SEGUIR" .


Convide, seus amigos. Você deve ter notado, que na coluna direita tem uma série de bandeirinhas, de diversos países, clicando sobre elas, o texto é automáticamente traduzido para o idioma indicado. Portanto, que a lingua não seja um impecilho para você mandar este Blog para aquele seu amigo americano, francês, italiano, espanhol, alemão, israelense, japonês.

Se deseja sugerir algum assunto, perguntar sobre algum tema, fazer críticas... participe mandando-nos um e-mail, para:

beraka.cati.alice@gmail.com

Obrigada por sua participação,Catarina e Maria Alice

VOLTE SEMPRE!!!!!

terça-feira, 6 de setembro de 2011

"Nosso Jeitinho"

“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1:14)


Para apreciar toda a força deste versículo, é importante notar que a palavra – habitou ´”Skené” em grego, significa “barraca”, “tenda”.

É Deus, levantando uma tenda entre nós. Como se fosse no nosso quintal. Quer “intimidade” conosco.

“Shekinah” refere-se à Glória de Deus habitando no meio do seu povo.

Este é o nosso objetivo: uma – “Tenda do Encontro” – a morada de Deus no meio de nós. É este encontro se dá, principalmente fecundado no campo do feminino, pois esta “revelação” da Divina Presença é isto – a face feminina e materna de Deus.




Shekinah


A principal motivação para esta “Tenda do Encontro” que "armamos" aquí é romper a barreira do tempo e do espaço e chegar ao futuro, confirmando a “Aliança” que o Senhor fez com seu povo, para que todas as gerações saibam que tem um Deus que nos ama e que nunca estamos sozinhos.


Shekinah é a energia cósmica que habita no “Útero do Universo”, vivificando-o. Sendo assim, se identifica com o nosso propósito aqui, alinhavar com o “fio do tempo” todas as orações, milagres, curas e bênçãos; registrando lembranças e pedidos, formas de oração, graças e sinais do sagrado que se manifestam na nossa vida.


Do mesmo modo que personalizamos nossos terços com nossas graças, representadas por fitas, rendas etc.: Terço - Arma de Luz e Vida, colocamos em um caderno chamado SHEKINAH nosso encontro com Deus.


Somos apaixonadas pela palavra escrita. Acreditamos que a palavra escrita, carrega a energia de quem escreve.


“QUEM ESCREVE CONSTRÓI UM CASTELO E QUEM LÊ PASSA A HABITÁ-LO”
 (Santa Teresa d’Ávila).


Nele estabelecemos um colóquio espiritual em forma de uma conversa e pedimos:


"Senhor, podes ajudar-me a escrever enquanto me abro aos planos que tens para mim?”


Escrevemos também nossas experiências de amor com Deus.




Escrevemos como escreveu Teresa d’Avila, Santa Teresinha e Madre Teresa de Calcutá.


Histórias carregam nossas emoções e sentimentos. O que fortaleceu a família de Tobit e Sara (Livro de Tobias) foi o ligame entre eles, e o Ritual faz parte deste ligame – enrriquece.


Madre Teresa de Calcutá dizia:
" Recorra à caneta sempre que tiver oportunidade ."


Em Jer 30,1 está escrito:
" Eis o que disse o senhor: consignarás em um livro (caderno) todas as palavras que te tenho dito."


Ao escrever registramos e fazemos isso de forma bonita com estampas e canetas coloridas.
PARA QUE? para quem sabe, no futuro, ele chame a atenção de nossos descendentes e assim terem vontade de lê-lo e aprender conosco como nós, suas avós, bisavós, trisavós...nos relacionamos com Deus em nossas necessidades e aflições.
Todos os dias, a primeira coisa que escrevemos é o LEMBRAI-VOS (EM LATIM MEMORARE),  Seguindo da frase: "A GRAÇA ACIMA DE TODA E QUALQUER PERSPECTIVA HUMANA." e depois nossa conversa do dia, que pode ter o mesmo assunto do dia anterior ou outro, depende dos fatos que acontecem em nossa vida.

Santa Teresinha o rezava todo dia, Teresa de Calcutá também. Um dia ela prometeu rezar 25.000 Memorares pedindo uma graça. Seguimos seus exemplos e com esta oração fazemos uma tempestade de Lembrai-vos (Memorares) para sacudir o céu “...e abalarei céu e terra, mares e continentes” (Ag 2:6)










Se você gostou deste post e de outros entre em contato conosco, gostaríamos de conhece-lo e saber sua opinião.
Caso não esteja conseguindo aquí mesmo, mande-nos um e-mail para:

beraka.cati.alice@gmail.com