"In Nomine Domini"

Um velho Mestre Espiritual ensinava aos freis franciscanos a sempre começar qualquer trabalho I.N.D. (In Nomine Domini - Em Nome Do Senhor). É o que estamos fazendo. Não só estamos começando, como nos conduziremos sempre :

"No Nome Do Senhor"

...para a glória de N.Senhora, e para nos sentirmos mais irmãos uns dos outros.

Este blog é centrado na espiritualidade e em seus desdobramentos - de uma forma geral e na nossa experiência pessoal. O saudoso Frei Clemente kesselmeier, do Convento de Santo Antônio do Largo da Carioca, disse certa vez, que se o Jesus histórico estivesse hoje entre nós, certamente usaria a internet para proclamar a Palavra. E, não existe dia melhor para iniciar esta experiência de ...

”Dizei à luz do dia o que vos digo na escuridão e proclamai de cima dos telhados o que vos digo ao pé do ouvido”(MT10,26)”

... do que este, em que celebramos a Santíssima Trindade.

E, na certeza de que ela nos conduzirá a VITÓRIA, invoquemo-la com a nossa senha:

“Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém!”

"Que a unção do Espírito Santo o frutifique..."

PARTICIPE DO NOSSO BLOG DEIXANDO SEU COMENTÁRIO, CLICANDO EM Links para esta postagem AO FINAL DE CADA TEMA.

"Seja bem Vindo!"

Olá, é bom você estar aquí. Seja bem vindo! Nós (Catariana e Maria Alice), fizemos este Blog, pensando em você. Queríamos compartilhar o que lemos, ouvimos, assistimos, vivenciamos, em nossa caminhada. Antes de tudo o nosso nome - "Beraká" - significa "Local de Bençãos" e está biblicamente fudamentado em "2 Crônicas 20". É o que gostaríamos que este Blog fosse para você, um "Local de Bençãos", onde todos podemos beber da mesma fonte - Deus.

O tema central é a Espiritualidade em todos os seus desdobramentos, mas queríamos deixar claro que o nosso objetivo é abrir-nos ao debate, trocarmos figurinhas, dialogar em todas as possibilidades...

Procuramos distribuí-lo de uma forma que facilite a sua leitura, em temas gerais: "Luzeiros", "Espiritualidade", "Vivências", "Nosso Jeitinho", "Calathos", "Reflexões",.... (cada uma com uma explicação na primeira postagem sobre conteúdo do tema) e sub-temas: "que a minha vida seja luz", "respirar", "banco de tres pernas",...

Mas, para que tudo isto faça sentido, nós temos que estabelecer um "diálogo", uma intimidade, como falamos na introdução do "Nosso Jeitinho".

E, para que isto se dê, dependemos primeiro da sua visita, de você estar aquí, depois, da sua participação. E, para ajudá-lo nisto, vamos lhe dar algumas dicas de como "viajar" por este Blog.

Primeiro, você deve ter notado que determinadas palavras estão destacadas em cores diferentes do resto do texto (como neste texto mesmo, a palavra "Luzeiros"), e quando passamos o mouse sobre elas, mudam de cor, ficam verde fosforecente (FAÇA ISTO AGORA PARA TESTAR). Você deve ter observado que foi no nosso perfil; para retornar à página onde estava é só fechar à que foi direcionado ou clicar na setinha de retorno. Isto acontece na coluna principal e nas colunas laterais. Toda vez que isto acontecer, você vai ser direcionado à um link que lhe forneça informações adicionais sobre o assunto, dicas sobre livros, autores, pessoas, filmes.

Na lateral direita você também vai encontrar, título com o nome "MARCADORES" que estão todas as postagens feitas, e outro chamado "ARCHIVE", que organiza as postagens por tema e data. As fotos e imagens em que aparecem a mãozinha quando passsamos o mouse sobre elas, também remetem a um outro link com informações sobre a pessoa(Como é o caso do Frei Clemente).

Você pode saber quantas pessoas visitam nosso Blog na "VISUALIZAÇÃO DA PÁGINA", e até de onde vem os nossos visitantes, clicando no "MAPA-MUNDI", na coluna da direita.

Se você gostou de algum "Tema", concorda, não concorda, quer dar a sua opinião, faça seu comentário logo após o assunto clicando em "LINKS PARA ESTA POSTAGEM". Se quer saber o que outras pessoas pensam, clique em "COMENTÁRIOS", também logo após o "Tema".

Se você gostou deste Blog e quer torna-se seguidor dele, não deixe de fazer a sua adesão na coluna à esquerda, clicando em "SEGUIR" .


Convide, seus amigos. Você deve ter notado, que na coluna direita tem uma série de bandeirinhas, de diversos países, clicando sobre elas, o texto é automáticamente traduzido para o idioma indicado. Portanto, que a lingua não seja um impecilho para você mandar este Blog para aquele seu amigo americano, francês, italiano, espanhol, alemão, israelense, japonês.

Se deseja sugerir algum assunto, perguntar sobre algum tema, fazer críticas... participe mandando-nos um e-mail, para:

beraka.cati.alice@gmail.com

Obrigada por sua participação,Catarina e Maria Alice

VOLTE SEMPRE!!!!!

terça-feira, 28 de junho de 2011

"Vivências"

MINHA CASA TEM ALMA?
Qual a diferença entre uma casa e um lar?
CASA--- espaço físico, construção de cimento e tijolos, onde moram problemas, conflitos, refúgio do frio , calor, chuva,do sol , onde as pessoas entram para dormir, comer ,etc..Onde moram pessoas, de onde saímos e voltamos no final do dia, um endereço.
LAR--- onde moram alegria, princípios, ensinamentos, valores,soluções dos problemas. É refúgio para a dor, o medo a solidão. Onde a família se reúne,  refazem  suas energias , se alimentam de afeto,encontram conforto, acolhimento . Onde crescemos fisicamente e evoluímos  espiritualmente . Onde moram companheiros, que se apoiam, se solidarizam, sonham juntos. Onde escrevemos a história de nossa família. Onde há perdão, diálogo, oração. Onde nos sentimos felizes, seguros, em paz.
Minha avó dizia: "sua casa é seu castelo. Não importa se um casebre, palácio ou um quadrado. Tem que sentir nela o aconchego de um abraço." Ela é como uma caixinha onde guardamos nossos sonhos, pertences, toda a história de nossa vida. Ela embala nosso sono e nossos sonhos. Para que uma casa tenha vida é preciso tão pouco: um vaso de flor ou planta, latido de um cachorro, o sorriso de uma criança, cheiro de flor de laranjeira, alfazema, verbena ou café recém coado, acolhida às pessoas  e... muito AMOR .

Que tipo de família você edificou? Onde está seu porto seguro? Sua casa é um ninho? Você faz com que as pessoas tenham vontade de te ver, de voltar para casa ?
UMA CASA DEVE SER CASA DE USAR 
 Todos os cômodos “têm vida” porque são usados.
Ela é o retrato do morador e conta em cada canto sua história. 

É  seu refúgio ao final do dia.



O  designer Marcelo Rosenbaum (Casa e Jardim - A Felicidade Mora Aquí) diz que o principal é se reconhecer no espaço que se vive. Ter ao redor a memória afetiva da sua história, aconchego e bem-estar. O "morar bem" deve ser interpretado como a possibilidade de inclusão da própria história no ambiente. A casa deve ser o elemento capaz de destacar as raízes culturais, a memória pessoal e elevar a auto-estima,  que a felicidade não está no tamanho da casa, não está na prosperidade dos móveis que você põe dentro... Ela está na maneira como você convive com a sua família dentro da casa, no convívio social, com os vizinhos
POR ISSO CUIDE PARA QUE ELA  SE TORNE  UM LUGAR BONITO, ACONCHEGANTE E GOSTOSO DE SE ESTAR. UM LUGAR DE PAZ .
Minha casa tem alma, uma identidade:

"JANELA PARA O CÉU E MORADA DOS ANJOS"
Não importa qual seja a sua religião, tenha por perto as imagens que lhe transmitem confiança, paz e esperança. “ A fé é importante para dar um sentimento de proteção. Cada um coloca seus símbolos religiosos no lugar da casa que acha melhor” (Ricardo Caminada, arquiteto especializado em psicologia ambiental)
Minhas plantas, personalidade,  um nome próprio: 



O Mandacarú eu chamo de Severina

A Árvore da felicidade de  Feliciana

A Raphis de Rafaela

A Mirra de Cheirosa 
MAIS PERSONALIZADA,  IMPOSSÍVEL!!!!!

Há uma explicação interessante por trás desse valor afetivo. “Criamos nosso cosmos. Damos significado às coisas e elas ganham simbologia. Por isso, é natural adotarmos objetos que nos façam sentido”, observa o filósofo Mário Sérgio Cortella.
 
Estabeleça um ritual. Como diz um frei, meu amigo, colha flores no jardim, convide Maria para encher com o perfume de sua presença todos os espaços de sua casa, coloque a melhor toalha na mesa, desça aquele jogo de xícaras que ganhou no seu casamento, e só usa quando quem vem é especial  e,... chame o Senhor para o chá, sente-se e como o discípulo amado recoste a cabeça em seu peito, e então.... “derrame” para Ele o seu coração...



"Senhor, derramo a sua frente as minhas dificuldades.
Indica-me o Caminho a seguir.
Que o teu bom Espírito me conduza,
Por uma terra aplainada."
(Salmos 142/143)
 
 
Parece loucura? Não se avexe - você está em boa companhia.
“O apóstolo Paulo - nos pergunta com veemência: “onde estão os sábios deste mundo no seguimento de Cristo?” (Os Loucos de Deus - Frei Patrício Sciadini, OCD)

Tenha para Ele sempre um lugar na sua mesa e em sua casa: nas festas, nas celebrações, na tristeza, nos momentos de glória e nos dias de fracasso,

Na PARTILHA DO DIA-A-DIA


 



Casa arrumada  é assim:

Um lugar organizado, limpo, com espaço livre pra circulação e uma boa entrada de luz.

Mas casa, pra mim, tem que ser casa e não um centro cirúrgico, um
cenário de novela.

Tem gente que gasta muito tempo limpando, esterilizando, ajeitando os
móveis, afofando as almofadas...

Não, eu prefiro viver numa casa onde eu bato o olho e percebo logo:

Aqui tem vida...

Casa com vida, pra mim, é aquela em que os livros saem das prateleiras
e os enfeites brincam de trocar de lugar.

Casa com vida tem fogão gasto pelo uso, pelo abuso das refeições
fartas, que chamam todo mundo pra mesa da cozinha.

Sofá sem mancha?

Tapete sem fio puxado?

Mesa sem marca de copo?

Tá na cara que é casa sem festa.

E se o piso não tem arranhão, é porque ali ninguém dança.

Casa com vida, pra mim, tem banheiro com vapor perfumado no meio da tarde.

Tem gaveta de entulho, daquelas que a gente guarda barbante,

passaporte e vela de aniversário, tudo junto...

Casa com vida é aquela em que a gente entra e se sente
bem-vinda.

A que está sempre pronta pros amigos, filhos...

Netos, pros vizinhos...

E nos quartos, se possível, tem lençóis revirados por gente que brinca ou namora a qualquer hora do dia.

Casa com vida é aquela que a gente arruma pra ficar com a cara da gente.

Arrume a sua casa todos os dias...

Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo pra viver nela...

E reconhecer nela o seu lugar.


Você tem alguma sugestão para fazer a respeito deste tema? Gostaria de vê-lo aprofundado? Tem algumam contribuição para fazer em termos de reflexões, orações,...?Sinta-se á vontade para participar. É só clicar em "Links para esta postagem", abaixo, e nós te "ouviremos" com prazer. Catarina e Maria Alice

“Nosso Jeitinho”

Iniciamos esta série de post  explicando este título: “Nosso Jeitinho”. Toda vez que você o ver vai saber que se trata da forma que  nós (Catarina e Maria Alice) nos relacionamos com Deus; sempre com o "colorido" de nossa história  pessoal, das influências que recebemos de nossas avós, mães, tias..., ou pessoas significativas que atravessaram nosso "caminhar". O Pe. Sérgio Luiz e Silva diz que: “Para se conhecer alguém é preciso investir tempo, e... Isso não nasce de um dia para o outro; é cultivo de uma vida. Com Deus não é diferente. Se você não “gasta” tempo com Ele não conhecerá sua casa...” Assim, ao longo de alguns anos criamos o nosso jeito próprio de rezar, de nos conectarmos com Deus; pois, para que este “re-ligare” aconteça é necessário que  a oração venha do “cuore” (coração). Você não tem o seu jeito de arrumar a casa..., de fazer o seu trabalho..., de cuidar das suas coisas? Com a espiritualidade também é assim. Para que o sentimento brote da alma e o “milagre” aconteça é preciso desenvolver esta relação de intimidade com o Pai, falar com Ele como falamos com aquele amigo mais íntimo; sem amarras, sem máscaras,..do “Nosso Jeitinho”.




Terço - Arma de Luz e de Vida

Dizem que antigamente matadores profissionais, tinham o hábito de  no cabo de suas armas, traçarem marcas para cada pessoa que matavam. Sua arma era de morte.

Como FILHO DA LUZ, também eu tenho uma arma, mas a minha é de vida, é de luz - um terço de contas de madeira, que concentra as energias de quem as toca. Sempre unjo estas contas com óleo de sândalo bento, o doce aroma de Cristo (a quem o terço nos remete), o perfume da presença de Maria e a alegria do Espírito Santo.

NELE TAMBÉM FAÇO MARCAS. Por cada graça que me é concedida por Jesus na intercessão de sua doce Mãe, coloco nele uma fitinha colorida, uma rendinha, uma medalhinha daquele santo da minha devoção ou que é meu padrinho/madrinha espiritual, em uma fitinha escrevo o nome daqueles(as) antepassados(as) ou pessoas que são referência de força espiritual para mim... Prendo todas em um alfinetinho junto a cruz. Faço isso para não me esquecer das graças alcançadas. LEMBRAR SEMPRE! E assim, nos momentos de aridez e desânimo, ao olhar para todas aquelas fitas, rendas... recobro novo ânimo, alimento a esperança...

Não me recordo que cor de fita, foi de cada graça, NÃO IMPORTA! Mas me recordo das graças que já formaram um penacho colorido, símbolo do afeto de Jesus por mim.

 “Lembra sempre de esquecer,
Os problemas que já passaram.
Nunca esqueça de lembrar,
As bênçãos de cada dia.”


São Tomás de Aquino, dizia:

- " Devemos lutar, como se fosse num campo de batalha , para aquisição de todas as virtudes que o santo rosário nos incita a imitar."

Teresa de Calcutá, dizia:

- "Que o terço era um meio simples, mas poderoso, de permanecer unida a Nossa Senhora. Agarremo-nos ao terço, como a planta trepadeira se agarra ao tronco de uma árvore.”

 MINHA ARMA TRANSFORMA SITUAÇÃO DE MORTE EM VIDA, EM ESPERANÇA, EM FONTE....

 Ela tem até um versinho:

 "AS CONTAS DE MEU ROSÁRIO
SÃO BALAS DE ARTILHARIA ,
DERRUBAM AS MINHAS MURALHAS ,
QUANDO REZO AVE-MARIA.”

Você já deve ter notado que este é o nosso campeão de visitas, mas gostaríamos também da sua participação. Dê a sua opinião sobre ele e outros temas, em Beraká abordados. Ela é importante para nós. Participe clicando em "Links para esta postagem" abaixo. Foi um grande prazer ter você aquí. Catarina e Maria Alice