"In Nomine Domini"

Um velho Mestre Espiritual ensinava aos freis franciscanos a sempre começar qualquer trabalho I.N.D. (In Nomine Domini - Em Nome Do Senhor). É o que estamos fazendo. Não só estamos começando, como nos conduziremos sempre :

"No Nome Do Senhor"

...para a glória de N.Senhora, e para nos sentirmos mais irmãos uns dos outros.

Este blog é centrado na espiritualidade e em seus desdobramentos - de uma forma geral e na nossa experiência pessoal. O saudoso Frei Clemente kesselmeier, do Convento de Santo Antônio do Largo da Carioca, disse certa vez, que se o Jesus histórico estivesse hoje entre nós, certamente usaria a internet para proclamar a Palavra. E, não existe dia melhor para iniciar esta experiência de ...

”Dizei à luz do dia o que vos digo na escuridão e proclamai de cima dos telhados o que vos digo ao pé do ouvido”(MT10,26)”

... do que este, em que celebramos a Santíssima Trindade.

E, na certeza de que ela nos conduzirá a VITÓRIA, invoquemo-la com a nossa senha:

“Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém!”

"Que a unção do Espírito Santo o frutifique..."

PARTICIPE DO NOSSO BLOG DEIXANDO SEU COMENTÁRIO, CLICANDO EM Links para esta postagem AO FINAL DE CADA TEMA.

"Seja bem Vindo!"

Olá, é bom você estar aquí. Seja bem vindo! Nós (Catariana e Maria Alice), fizemos este Blog, pensando em você. Queríamos compartilhar o que lemos, ouvimos, assistimos, vivenciamos, em nossa caminhada. Antes de tudo o nosso nome - "Beraká" - significa "Local de Bençãos" e está biblicamente fudamentado em "2 Crônicas 20". É o que gostaríamos que este Blog fosse para você, um "Local de Bençãos", onde todos podemos beber da mesma fonte - Deus.

O tema central é a Espiritualidade em todos os seus desdobramentos, mas queríamos deixar claro que o nosso objetivo é abrir-nos ao debate, trocarmos figurinhas, dialogar em todas as possibilidades...

Procuramos distribuí-lo de uma forma que facilite a sua leitura, em temas gerais: "Luzeiros", "Espiritualidade", "Vivências", "Nosso Jeitinho", "Calathos", "Reflexões",.... (cada uma com uma explicação na primeira postagem sobre conteúdo do tema) e sub-temas: "que a minha vida seja luz", "respirar", "banco de tres pernas",...

Mas, para que tudo isto faça sentido, nós temos que estabelecer um "diálogo", uma intimidade, como falamos na introdução do "Nosso Jeitinho".

E, para que isto se dê, dependemos primeiro da sua visita, de você estar aquí, depois, da sua participação. E, para ajudá-lo nisto, vamos lhe dar algumas dicas de como "viajar" por este Blog.

Primeiro, você deve ter notado que determinadas palavras estão destacadas em cores diferentes do resto do texto (como neste texto mesmo, a palavra "Luzeiros"), e quando passamos o mouse sobre elas, mudam de cor, ficam verde fosforecente (FAÇA ISTO AGORA PARA TESTAR). Você deve ter observado que foi no nosso perfil; para retornar à página onde estava é só fechar à que foi direcionado ou clicar na setinha de retorno. Isto acontece na coluna principal e nas colunas laterais. Toda vez que isto acontecer, você vai ser direcionado à um link que lhe forneça informações adicionais sobre o assunto, dicas sobre livros, autores, pessoas, filmes.

Na lateral direita você também vai encontrar, título com o nome "MARCADORES" que estão todas as postagens feitas, e outro chamado "ARCHIVE", que organiza as postagens por tema e data. As fotos e imagens em que aparecem a mãozinha quando passsamos o mouse sobre elas, também remetem a um outro link com informações sobre a pessoa(Como é o caso do Frei Clemente).

Você pode saber quantas pessoas visitam nosso Blog na "VISUALIZAÇÃO DA PÁGINA", e até de onde vem os nossos visitantes, clicando no "MAPA-MUNDI", na coluna da direita.

Se você gostou de algum "Tema", concorda, não concorda, quer dar a sua opinião, faça seu comentário logo após o assunto clicando em "LINKS PARA ESTA POSTAGEM". Se quer saber o que outras pessoas pensam, clique em "COMENTÁRIOS", também logo após o "Tema".

Se você gostou deste Blog e quer torna-se seguidor dele, não deixe de fazer a sua adesão na coluna à esquerda, clicando em "SEGUIR" .


Convide, seus amigos. Você deve ter notado, que na coluna direita tem uma série de bandeirinhas, de diversos países, clicando sobre elas, o texto é automáticamente traduzido para o idioma indicado. Portanto, que a lingua não seja um impecilho para você mandar este Blog para aquele seu amigo americano, francês, italiano, espanhol, alemão, israelense, japonês.

Se deseja sugerir algum assunto, perguntar sobre algum tema, fazer críticas... participe mandando-nos um e-mail, para:

beraka.cati.alice@gmail.com

Obrigada por sua participação,Catarina e Maria Alice

VOLTE SEMPRE!!!!!

sexta-feira, 8 de julho de 2011

"Reflexões"


Esperar, Esperando...






“Esperei no Senhor com toda a confiança. Ele se inclinou para mim, ouviu meus brados.”(Salmo 39)

Esperar, Esperando... é diferente de esperar.

Esperar é uma ação, um verbo. É aguardar alguma coisa que pode vir ou não,...uma condução, por exemplo.

Esperar, Esperando... é aguardar em Deus...

É Esperar com Esperança e Fé...

É Esperar contra todas as circunstâncias...

É aguardar no Senhor que algo aconteça,...que algo possa ser mudado.


“O homem pode fazer muitos planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor” (provérbios 16:1)

Tenho uma ligação muito forte com a natureza. Estou sempre observando e com ela aprendendo. Outro dia vi duas borboletas, se batendo contra o vidro da janela e não encontravam a saída. Após determinado tempo, uma delas parou de se bater. Pude, então pegá-la e soltá-la para fora. Então, alçou vôo e seguiu seu caminho.
A outra em nenhum momento parou de se bater contra o vidro. Cansei de tentar ajudá-la e a larguei para lá. Passado algum tempo, a vi morta no parapeito da janela.
Então refleti, que devo imitar a borboleta que parou, “deu um tempo”, no jargão popular, e não me bater em minhas dificuldades e sim, colocá-las nas mãos de Deus, porque da mesma forma que minha mão ajudou aquela borboleta, a mão de Deus virá em meu socorro.

Nas horas difíceis, na noite escura, como fez aquela borboleta, devo parar,... me acalmar,...respirar... e deixar a mão de Deus agir.

Colocar em Suas mãos as dificuldades e confiar.

“Nas asas de Deus vejo todas as coisas sobre a terra na dimensão de Deus ,
Das alturas dos céus”
(Salmo 90)

Assim, sairei vitoriosa como  aquela borboleta, como ela: “deixar de fazer e esperar”. Aprendi que quando não conseguimos resolver, não devemos insistir, mas resistir. Que, às vezes, o que fazemos só piora a situação - interfere na ação de Deus.
Quantas vezes estamos no limite, e o Senhor não nos responde. Isso tudo não passa de um desafio para a nossa fé. Um desafio para as nossas ansiedades e angústias. Um duelo entre o nosso eu e a vontade de Deus. Um desafio entre fé e incredulidade.
Mas,... se nos entregarmos ao Senhor, o veremos agir. Porque Ele pode lidar com  qualquer problema que colocarmos em suas mãos. Nada para Ele é complicado, difícil ou impossível. Lembre-se 2 peixes e 5 pães(Jo: 6,9)... eram um problema nas mãos dos apóstolos, mas nas mãos de JESUS alimentaram uma multidão.

Depende das mãos que seguram! 

O homem ainda não sabe esperar em Deus. Seu maior desafio hoje é exercer esta dependência de Deus! Renegar a própria inteligência, a capacidade de resolver problemas e entregar tudo nas mãos Dele.

"Humilhai-vos, pois, debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele vos exalte no tempo oportuno. Confiai-lhe todas as vossas preocupações, porque ele  tem cuidado de vós". (1Pe: 5, 6-7)

LEMBRE-SE DA BORBOLETA!!!