"In Nomine Domini"

Um velho Mestre Espiritual ensinava aos freis franciscanos a sempre começar qualquer trabalho I.N.D. (In Nomine Domini - Em Nome Do Senhor). É o que estamos fazendo. Não só estamos começando, como nos conduziremos sempre :

"No Nome Do Senhor"

...para a glória de N.Senhora, e para nos sentirmos mais irmãos uns dos outros.

Este blog é centrado na espiritualidade e em seus desdobramentos - de uma forma geral e na nossa experiência pessoal. O saudoso Frei Clemente kesselmeier, do Convento de Santo Antônio do Largo da Carioca, disse certa vez, que se o Jesus histórico estivesse hoje entre nós, certamente usaria a internet para proclamar a Palavra. E, não existe dia melhor para iniciar esta experiência de ...

”Dizei à luz do dia o que vos digo na escuridão e proclamai de cima dos telhados o que vos digo ao pé do ouvido”(MT10,26)”

... do que este, em que celebramos a Santíssima Trindade.

E, na certeza de que ela nos conduzirá a VITÓRIA, invoquemo-la com a nossa senha:

“Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém!”

"Que a unção do Espírito Santo o frutifique..."

PARTICIPE DO NOSSO BLOG DEIXANDO SEU COMENTÁRIO, CLICANDO EM Links para esta postagem AO FINAL DE CADA TEMA.

"Seja bem Vindo!"

Olá, é bom você estar aquí. Seja bem vindo! Nós (Catariana e Maria Alice), fizemos este Blog, pensando em você. Queríamos compartilhar o que lemos, ouvimos, assistimos, vivenciamos, em nossa caminhada. Antes de tudo o nosso nome - "Beraká" - significa "Local de Bençãos" e está biblicamente fudamentado em "2 Crônicas 20". É o que gostaríamos que este Blog fosse para você, um "Local de Bençãos", onde todos podemos beber da mesma fonte - Deus.

O tema central é a Espiritualidade em todos os seus desdobramentos, mas queríamos deixar claro que o nosso objetivo é abrir-nos ao debate, trocarmos figurinhas, dialogar em todas as possibilidades...

Procuramos distribuí-lo de uma forma que facilite a sua leitura, em temas gerais: "Luzeiros", "Espiritualidade", "Vivências", "Nosso Jeitinho", "Calathos", "Reflexões",.... (cada uma com uma explicação na primeira postagem sobre conteúdo do tema) e sub-temas: "que a minha vida seja luz", "respirar", "banco de tres pernas",...

Mas, para que tudo isto faça sentido, nós temos que estabelecer um "diálogo", uma intimidade, como falamos na introdução do "Nosso Jeitinho".

E, para que isto se dê, dependemos primeiro da sua visita, de você estar aquí, depois, da sua participação. E, para ajudá-lo nisto, vamos lhe dar algumas dicas de como "viajar" por este Blog.

Primeiro, você deve ter notado que determinadas palavras estão destacadas em cores diferentes do resto do texto (como neste texto mesmo, a palavra "Luzeiros"), e quando passamos o mouse sobre elas, mudam de cor, ficam verde fosforecente (FAÇA ISTO AGORA PARA TESTAR). Você deve ter observado que foi no nosso perfil; para retornar à página onde estava é só fechar à que foi direcionado ou clicar na setinha de retorno. Isto acontece na coluna principal e nas colunas laterais. Toda vez que isto acontecer, você vai ser direcionado à um link que lhe forneça informações adicionais sobre o assunto, dicas sobre livros, autores, pessoas, filmes.

Na lateral direita você também vai encontrar, título com o nome "MARCADORES" que estão todas as postagens feitas, e outro chamado "ARCHIVE", que organiza as postagens por tema e data. As fotos e imagens em que aparecem a mãozinha quando passsamos o mouse sobre elas, também remetem a um outro link com informações sobre a pessoa(Como é o caso do Frei Clemente).

Você pode saber quantas pessoas visitam nosso Blog na "VISUALIZAÇÃO DA PÁGINA", e até de onde vem os nossos visitantes, clicando no "MAPA-MUNDI", na coluna da direita.

Se você gostou de algum "Tema", concorda, não concorda, quer dar a sua opinião, faça seu comentário logo após o assunto clicando em "LINKS PARA ESTA POSTAGEM". Se quer saber o que outras pessoas pensam, clique em "COMENTÁRIOS", também logo após o "Tema".

Se você gostou deste Blog e quer torna-se seguidor dele, não deixe de fazer a sua adesão na coluna à esquerda, clicando em "SEGUIR" .


Convide, seus amigos. Você deve ter notado, que na coluna direita tem uma série de bandeirinhas, de diversos países, clicando sobre elas, o texto é automáticamente traduzido para o idioma indicado. Portanto, que a lingua não seja um impecilho para você mandar este Blog para aquele seu amigo americano, francês, italiano, espanhol, alemão, israelense, japonês.

Se deseja sugerir algum assunto, perguntar sobre algum tema, fazer críticas... participe mandando-nos um e-mail, para:

beraka.cati.alice@gmail.com

Obrigada por sua participação,Catarina e Maria Alice

VOLTE SEMPRE!!!!!

sexta-feira, 1 de julho de 2011

"Re-ligare"

Quando, nós deixamos de ser o objeto ou o joguete do tempo para nos tornarmos um sujeito que se desenvolve nele, nos tornamos mais humanos e, nos "Re-ligamos" ao sagrado. Religião quer dizer “Re-ligare”. Religar Criador e Criatura, Humano e Divino. E a religião traz os ensinamentos dos mitos, valendo-se dos ritos, que despertam em nós verdades antigas.




Sagrado Coração de Jesus Seja a Minha Proteção, Doce Coração de Maria, Seja a Minha Alegria

Ao ver em um canal de televisão dia 24 de junho um programa que mostrava a festa de São João no Nordeste, um fato me chamou a atenção. Eles mostravam em vários estados, casas simples na roça,de taipa,barracos de madeira, todas tinham na parede da sala os “SAGRADOS CORAÇÕES DE JESUS E MARIA”.

Então,  lembrei-me, uma ocasião em que minha mãe dizia: -“ ... antigamente, minha filha, em quase todos os lares, tinha, na sala, um quadro dos Sagrados Corações”.

Geralmente, os casais ganhavam este quadro no dia do casamento, para se colocarem sob a SUA proteção e consagrassem  a vida que iriam partilhar desde então. Era a benção que recebiam dos pais (geralmente da mãe), para que vencessem as agruras do dia-a-dia, criassem seus filhos sem tibieza, se fortalecessem nos momentos de escuridão, invocassem no perigo, glorificassem nas alegrias. Colocados sobre o batente da porta, abençoava quem chegasse, e era escudo de proteção para quem partisse. Bem visível, lembrava a todos pedir o seu amparo.


Não sei bem porque, essa devoção foi caindo no esquecimento; algumas pessoas dizem até, que fazer isto é de mal gosto na decoração, não combina, “é cafona”...

Hoje são raros os lares em que permanecem um quadro dos SAGRADOS CORAÇÕES exposto.


DEUS É AMOR--- então fazer a entronização dos Sagrados Corações, é a entronização do AMOR no lar--- recordar a sua presença permanente no lar--- colocamos em destaque o CORAÇÃO do símbolo do AMOR, d’Aquele que se fez AMOR e d’Aquela que gerou o AMOR. É um sinal que nos lembra o amor de Jesus por nós. É viver como se o Sagrado Coração habitasse entre nós, como um membro da família e amigo da família. E Ele toma a seus cuidados os interesses desta família . Ele prometeu abençoar e santificar as famílias que o entronizassem como REI. Ele pediu em aparição a Santa Margarida Maria Alacoque, que lhe fosse dado estabelecer o seu reino no lar de ricos e pobres, que fosse aí solenemente recebido como Pai e como Amigo e que seu SACRATÍSSIMO CORAÇÃO fosse honrado e amado.

Perguntei para uma senhora simples, porque ela tinha o quadro na parede e ela respondeu:

"- Esta presença me dá confiança, e peço para que haja paz no meu lar e os problemas encontrem solução."

Fiz a mesma pergunta para uma senhora de classe mais abastada, e ela respondeu:

"- Tornar feliz meu lar, peço todo dia a felicidade da vida familiar. "


Eu tenho um quadro, que foi de minha bisavó, nele está escrito:

 "DAI-ME HOSPEDAGEM DE AMOR NO VOSSO LAR E EU O RETORNAREI ETERNO NO MEU SAGRADO CORAÇÃO"


Esta mensagem está escrita em 5 línguas:


  lar (português), foyer (francês), focolare domestico ( italiano), hogar (espanhol), home (inglês),
 no sentido de LAR.

LAR: “Símbolo da vida em comum, da união do homem com a mulher, do amor, da conjunção do fogo com o seu receptáculo. Enquanto centro solar, que aproxima os seres, por seu calor e sua luz... Um santuário no qual se pede proteção de Deus, celebra-se o culto e guardam-se as imagens sagradas.
Segundo as concepções dos Maia-Quiché, a luz do Lar exprime a materialização do espírito divino.
...O Lar familial tem o papel de cetro ou umbigo do mundo em inúmeras tradições...”
(Dicionáriode Símbolos - Jean Chevalier, Alain Gheerbrant)



Será que este não é o jeito que o Senhor escolheu para restaurar seus direitos de soberano sobre as famílias?

Triunfo dos dois corações:
"Ergue-se-ão dois tronos gloriosos, o do Sagrado Coração de Jesus e o de sua Mãe.
E assim o nome de Deus será glorificado em toda a terra. Triunfo do duplo reino dos Nossos Corações, inseparavelmente unidos no Espírito Santo.”


Coloco agora alguns links para que você pesquise mais sobre esta “ALIANÇA DOS DOIS CORAÇÕES”, como chamou João Paulo II

·         "O significado que nós agora damos ao coração", disse o Papa João Paulo II, "transcende essas considerações parciais e atinge o santuário da consciência pessoal de si mesmo, onde se resume e condensa a essência concreta do homem, o centro em que o indivíduo se decide, a respeito de si mesmo, dos outros, do mundo e do próprio DEUS". (Clínica Gemelli, Roma). http://apostoladosagradoscoracoes.angelfire.com/devocao.html
·         “Autor do Culto Litúrgico do Sagrado Coração de Jesus e do Santo Coração de Maria”. São João Eudes pode ser considerado o doutor desses cultos, por ter exposto seu fundamento teológico, apresentado as fórmulas precisas de sua inovação, determinado seu sentido prático e litúrgico, obtendo assim a aprovação da Hierarquia e os breves apostólicos destinados a propagar e perpetuar essa devoção. Compôs um ofício em honra do Sagrado Coração de Maria, e começou a propagar o culto aos Sagrados Corações. Note-se que sua pregação da devoção ao Sagrado Coração de Jesus deu-se antes mesmo das revelações deste Coração divino a Santa Margarida Maria Alacoque. http://www.catolicismo.com.br/materia/materia.cfm?IDmat=7BB75EC7-3048-313C-2E138A7820C589AA&mes=Agosto2008
·         A devoção ao Imaculado Coração de Maria sempre esteve associada ao Sagrado Coração de Jesus, assim como quase todas as devoções marianas. Por isso, as festas litúrgicas são em dias seguidos: terceira sexta-feira (Coração de Jesus) e terceiro sábado (Coração de Maria) depois de Pentecostes. As aparições em Fátima, Portugal, intensificaram a devoção, pois a própria Virgem manifestou o desejo de ver todos os cristãos consagrados ao seu Imaculado Coração. O Papa Pio XII, em 1942, consagrou toda a humanidade ao seu Imaculado Coração. http://missatridentinaemportugal.blogspot.com/2010/10/os-santos-e-o-sagrado-coracao-de-jesus.html











Orações aos Sagrados Corações












        Entronização dos Sagrados Corações no Lar
Consagração da Família aos Sagrados Corações de Jesus e Maria





Santíssimos corações de Jesus e Maria,
 unidos no amor perfeito,
 como nos olhais com carinho e misericórdia,
 consagramos nossos corações,
 nossas vidas, e nossas famílias a Vós.

Conhecemos que o belo exemplo
 de Vosso lar em Nazaré foi um modelo
 para cada uma de nossas famílias.
 Esperamos obter, com Vossa ajuda,
 a união e o amor forte e perdurável
 que vos destes.

Que nosso lar seja cheio de alegria.
 Que o afeto sincero, a paciência, a tolerância,
 e o respeito mútuo sejam dados livremente a todos.

Que nossas orações
 incluam as necessidades dos outros,
 não somente as nossas.
 E que sempre estejamos próximos dos sacramentos.

Abençoai a todos os presentes
 e também aos ausentes,
 tantos os vivos como os defuntos;
 que a paz estejam conosco,
 e quando formos provados,
 concedei a resignação cristã
 à vontade de Deus.

Mantende nossas famílias perto
 de Vossos Corações;
 que Vossa proteção
 especial esteja sempre conosco.

Sagrados Corações de Jesus e Maria,
 escutai nossa oração.
 Amém.


O que você achou deste tema? Desejaria vê-lo explorado em outras oportunidades? Tem alguma pergunta a fazer? Se você deseja mais alguma informação, nós iremos procurar para melhor te atender....Participe deste Beraká deixando a sua contribuição clicando no "Links para esta postagem"abaixo.. Obrigada! VOLTE SEMPRE! Catarina e Maria Alice