"In Nomine Domini"

Um velho Mestre Espiritual ensinava aos freis franciscanos a sempre começar qualquer trabalho I.N.D. (In Nomine Domini - Em Nome Do Senhor). É o que estamos fazendo. Não só estamos começando, como nos conduziremos sempre :

"No Nome Do Senhor"

...para a glória de N.Senhora, e para nos sentirmos mais irmãos uns dos outros.

Este blog é centrado na espiritualidade e em seus desdobramentos - de uma forma geral e na nossa experiência pessoal. O saudoso Frei Clemente kesselmeier, do Convento de Santo Antônio do Largo da Carioca, disse certa vez, que se o Jesus histórico estivesse hoje entre nós, certamente usaria a internet para proclamar a Palavra. E, não existe dia melhor para iniciar esta experiência de ...

”Dizei à luz do dia o que vos digo na escuridão e proclamai de cima dos telhados o que vos digo ao pé do ouvido”(MT10,26)”

... do que este, em que celebramos a Santíssima Trindade.

E, na certeza de que ela nos conduzirá a VITÓRIA, invoquemo-la com a nossa senha:

“Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém!”

"Que a unção do Espírito Santo o frutifique..."

PARTICIPE DO NOSSO BLOG DEIXANDO SEU COMENTÁRIO, CLICANDO EM Links para esta postagem AO FINAL DE CADA TEMA.

"Seja bem Vindo!"

Olá, é bom você estar aquí. Seja bem vindo! Nós (Catariana e Maria Alice), fizemos este Blog, pensando em você. Queríamos compartilhar o que lemos, ouvimos, assistimos, vivenciamos, em nossa caminhada. Antes de tudo o nosso nome - "Beraká" - significa "Local de Bençãos" e está biblicamente fudamentado em "2 Crônicas 20". É o que gostaríamos que este Blog fosse para você, um "Local de Bençãos", onde todos podemos beber da mesma fonte - Deus.

O tema central é a Espiritualidade em todos os seus desdobramentos, mas queríamos deixar claro que o nosso objetivo é abrir-nos ao debate, trocarmos figurinhas, dialogar em todas as possibilidades...

Procuramos distribuí-lo de uma forma que facilite a sua leitura, em temas gerais: "Luzeiros", "Espiritualidade", "Vivências", "Nosso Jeitinho", "Calathos", "Reflexões",.... (cada uma com uma explicação na primeira postagem sobre conteúdo do tema) e sub-temas: "que a minha vida seja luz", "respirar", "banco de tres pernas",...

Mas, para que tudo isto faça sentido, nós temos que estabelecer um "diálogo", uma intimidade, como falamos na introdução do "Nosso Jeitinho".

E, para que isto se dê, dependemos primeiro da sua visita, de você estar aquí, depois, da sua participação. E, para ajudá-lo nisto, vamos lhe dar algumas dicas de como "viajar" por este Blog.

Primeiro, você deve ter notado que determinadas palavras estão destacadas em cores diferentes do resto do texto (como neste texto mesmo, a palavra "Luzeiros"), e quando passamos o mouse sobre elas, mudam de cor, ficam verde fosforecente (FAÇA ISTO AGORA PARA TESTAR). Você deve ter observado que foi no nosso perfil; para retornar à página onde estava é só fechar à que foi direcionado ou clicar na setinha de retorno. Isto acontece na coluna principal e nas colunas laterais. Toda vez que isto acontecer, você vai ser direcionado à um link que lhe forneça informações adicionais sobre o assunto, dicas sobre livros, autores, pessoas, filmes.

Na lateral direita você também vai encontrar, título com o nome "MARCADORES" que estão todas as postagens feitas, e outro chamado "ARCHIVE", que organiza as postagens por tema e data. As fotos e imagens em que aparecem a mãozinha quando passsamos o mouse sobre elas, também remetem a um outro link com informações sobre a pessoa(Como é o caso do Frei Clemente).

Você pode saber quantas pessoas visitam nosso Blog na "VISUALIZAÇÃO DA PÁGINA", e até de onde vem os nossos visitantes, clicando no "MAPA-MUNDI", na coluna da direita.

Se você gostou de algum "Tema", concorda, não concorda, quer dar a sua opinião, faça seu comentário logo após o assunto clicando em "LINKS PARA ESTA POSTAGEM". Se quer saber o que outras pessoas pensam, clique em "COMENTÁRIOS", também logo após o "Tema".

Se você gostou deste Blog e quer torna-se seguidor dele, não deixe de fazer a sua adesão na coluna à esquerda, clicando em "SEGUIR" .


Convide, seus amigos. Você deve ter notado, que na coluna direita tem uma série de bandeirinhas, de diversos países, clicando sobre elas, o texto é automáticamente traduzido para o idioma indicado. Portanto, que a lingua não seja um impecilho para você mandar este Blog para aquele seu amigo americano, francês, italiano, espanhol, alemão, israelense, japonês.

Se deseja sugerir algum assunto, perguntar sobre algum tema, fazer críticas... participe mandando-nos um e-mail, para:

beraka.cati.alice@gmail.com

Obrigada por sua participação,Catarina e Maria Alice

VOLTE SEMPRE!!!!!

quarta-feira, 29 de junho de 2011

"Reflexões"








MANDACARÚ, QUANDO FULORA NA SECA,
É O SINAL QUE A CHUVA CHEGA NO SERTÃO...


Quando ganhei a Severina meu MANDACARÚ, não sabia nada sobre ele e fui pesquisar. É um cactos(Cereus peruvian). Cereus significa em latim círio, vela. Abundante na região Nordeste, sua flor abre-se à noite e seu fruto é vermelho. Existe um dito popular, quando ele floresce na seca é sinal que a chuva chega ao sertão e de que haverá fartura logo em seguida. A forma como se ramifica e a disposição de seus ramos, que são irregulares, dá a ele a forma de um candelabro.
Este cacto é utilizado como guardião por algumas correntes do Feng Shui, por ser considerado purificador de ambientes. Segundo os especialistas desta técnica milenar, o cacto age como uma barreira para os raios gama emitidos por aparelhos de tv e computadores.
A presença do cacto indica sempre um solo pobre e seco. Quando todas as plantas secam e perdem as folhas, o MANDACARÚ mantém-se verde, contrastando com a paisagem.

Isso me fez refletir que na vida devo ser como um MANDACARÚ.
PARAFRASEANDO o POETA MÁRIO QUINTANA em "CERTEZAS" :
“ME MAQUIAR DE VERDINHO MESMO QUANDO A SITUAÇÃO NÃO ME FOR PROPÍCIA.”

Que vale a pena viver apesar de todos os desafios e problemas, independente do que esteja passando, deixar de ser vítima dos problemas, encontrar um oásis nas dificuldades. Manter a criança feliz, que fui, dentro de mim. Que ser feliz , não é ter uma vida sem problemas, mas procurar manter o equilíbrio apesar deles. Que posso ser feliz com o que tenho. Que preciso aprender a viver com o suficiente. Que preciso descobrir alegria, a liberdade de ser feliz precisando de pouca coisa, como o mandacarú precisa de pouca água para se manter verdinho, florescer e dar fruto. Só uma pessoa de coração sensível  vê no meio dos espinhos uma flor. Como o mandacarú, devo usar meus desafios para me tornar grande, crescer, ser mais forte e vencer toda aridez em minha vida, “prever” a flor que vai brotar entre os espinhos.
BENDITO MANDACARÚ!!!!!!!!!!

MANDACARÚ, SIM SENHOR!
Dalinha Catunda
(Ipueiras, Ceará, Brazil)

Não dou sombra nem encosto,
Mas não vejo defeito em mim.
Tenho um verde exuberante.
Meu fruto é da cor de carmim.
Minha flor esbranquiçada
Dignifica qualquer jardim.

Dono de uma beleza agreste.
No sertão enfeito caminhos.
Tenho um caule suculento,
Todo bordado de espinhos,
Entre pedras broto e cresço
Nem com a seca eu definho.

Sou um fiel representante
Do forte povo nordestino.
O verde traduz esperança,
Vermelho a grande paixão,
De uma gente que tanto adora:
Sua terra, seu mundo, seu chão.

Os espinhos são as agruras,
Do sertanejo tão sofredor.
A paz vinda com as chuvas,
Represento em minha flor.
Ninguém melhor do que eu,
O nordestino representou


Olá, o que você achou deste tema... Concorda? Discorda? Acha que poderia ser mais aprofundado? Sua opinião é que alimenta nosso Beraká. Faça sua avaliação clicando em "Links para esta postagem" abaixo.

"Calathos"





“Calathos” ou entrelaçamento em grego. É isto que esta série de post está iniciando; Deus se misturando a arte, seja ela em verso, prosa, pintura, cinema, escultura. Em uma obra completa ou fragmentos da criação do homem.“

“Deus em Jesus Cristo se “mistura” a humanidade, para que nós nos misturemos a Divindade.”


Grande Sertão: Veredas
João Guimarães Rosa
Romance escrito por Guimarães Rosa, publicado no ano de 1956. Obra-prima, traduzida para muitas línguas, é uma narrativa em que a experiência de vida e de texto se fundem numa obra fascinante, permanentemente desafiadora.
O romance se constrói como uma longa narrativa oral, Riobaldo, um velho fazendeiro, ex-jagunço, conta sua experiência de vida a um interlocutor, que jamais tem a palavra e cuja fala é apenas sugerida.
Conta histórias de vingança, seus amores, perseguições, lutas pelos sertões de Minas, de Goiás, do sul da Bahia, tudo isso entremeado de reflexões sobre tudo. Os demais personagens falam pela boca de Riabaldo, valendo-se de seu estilo de narrar e de suas características lingüísticas individuais.
As histórias de vingança vão sendo emendadas, articulando-se com a preocupação do narrador de discutir a existência ou não do diabo , do que depende a salvação de sua alma.
No fragmento aqui abordado, Riobaldo conta ao seu “cumpadre”  como Deus age, mesmo antes de termos a consciência de sua interferência  em nosso viver. Que o “milagre” nos é concedido de “graça”.

Mas vamos ao texto:
“O Senhor...Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas – mas que elas vão sempre mudando. Afinam ou desafinam. Verdade maior. É o que a vida me ensinou. Isso que me alegra, montão. E, outra coisa: o diabo, é às brutas; mas Deus é traiçoeiro! Ah, uma beleza de traiçoeiro – dá gosto! A força dele, quando quer – moço! – me dá o medo pavor! Deus vem vindo: ninguém não vê. Ele faz é na lei do mansinho – assim é o milagre. E Deus ataca bonito, se divertindo, se economiza. A pois: um dia, num curtume, a faquinha minha que eu tinha caiu dentro de um tanque, só caldo de casca de curtir, barbatimão, angico, lá sei. – “Amanhã eu tiro...” – falei, comigo. Porque era de noite, luz nenhuma eu disputava. Ah, então, saiba: no outro dia, cedo, a faca, o ferro dela, estava sido roído, quase por metade, por aquela aguinha escura, toda quieta. Deixei, para mais ver. Estala, espoleta! Sabe o que foi? Pois, nessa mesma tarde, aí: da faquinha só restava o cabo...O cabo – por não ser de frio metal, mas de chifre de galheiro. Aí está: Deus...Bem, o senhor ouviu, o que ouviu sabe, o que sabe me entende...”
(Grande Sertão: Veredas - João Guimarães Rosa)
Para saber mais:
Grande Sertão: Veredas
Filme
Minissérie
http://www.emule.com.br/lista.php?keyword=Vereda


Veja este pequeno documentário sobre a vida de Guiamarães Rosa. VALE A PENA!

 
Você gostou desta postagem? Tem alguma sugestão de autor, pintor, escritor, músico,..artista, que aborde o tema? Faça sua sugestão clicando no link abaixo "Links para esta postagem". Obrigada! VOLTE SEMPRE! Catarina e Maria Alice

terça-feira, 28 de junho de 2011

"Vivências"

MINHA CASA TEM ALMA?
Qual a diferença entre uma casa e um lar?
CASA--- espaço físico, construção de cimento e tijolos, onde moram problemas, conflitos, refúgio do frio , calor, chuva,do sol , onde as pessoas entram para dormir, comer ,etc..Onde moram pessoas, de onde saímos e voltamos no final do dia, um endereço.
LAR--- onde moram alegria, princípios, ensinamentos, valores,soluções dos problemas. É refúgio para a dor, o medo a solidão. Onde a família se reúne,  refazem  suas energias , se alimentam de afeto,encontram conforto, acolhimento . Onde crescemos fisicamente e evoluímos  espiritualmente . Onde moram companheiros, que se apoiam, se solidarizam, sonham juntos. Onde escrevemos a história de nossa família. Onde há perdão, diálogo, oração. Onde nos sentimos felizes, seguros, em paz.
Minha avó dizia: "sua casa é seu castelo. Não importa se um casebre, palácio ou um quadrado. Tem que sentir nela o aconchego de um abraço." Ela é como uma caixinha onde guardamos nossos sonhos, pertences, toda a história de nossa vida. Ela embala nosso sono e nossos sonhos. Para que uma casa tenha vida é preciso tão pouco: um vaso de flor ou planta, latido de um cachorro, o sorriso de uma criança, cheiro de flor de laranjeira, alfazema, verbena ou café recém coado, acolhida às pessoas  e... muito AMOR .

Que tipo de família você edificou? Onde está seu porto seguro? Sua casa é um ninho? Você faz com que as pessoas tenham vontade de te ver, de voltar para casa ?
UMA CASA DEVE SER CASA DE USAR 
 Todos os cômodos “têm vida” porque são usados.
Ela é o retrato do morador e conta em cada canto sua história. 

É  seu refúgio ao final do dia.



O  designer Marcelo Rosenbaum (Casa e Jardim - A Felicidade Mora Aquí) diz que o principal é se reconhecer no espaço que se vive. Ter ao redor a memória afetiva da sua história, aconchego e bem-estar. O "morar bem" deve ser interpretado como a possibilidade de inclusão da própria história no ambiente. A casa deve ser o elemento capaz de destacar as raízes culturais, a memória pessoal e elevar a auto-estima,  que a felicidade não está no tamanho da casa, não está na prosperidade dos móveis que você põe dentro... Ela está na maneira como você convive com a sua família dentro da casa, no convívio social, com os vizinhos
POR ISSO CUIDE PARA QUE ELA  SE TORNE  UM LUGAR BONITO, ACONCHEGANTE E GOSTOSO DE SE ESTAR. UM LUGAR DE PAZ .
Minha casa tem alma, uma identidade:

"JANELA PARA O CÉU E MORADA DOS ANJOS"
Não importa qual seja a sua religião, tenha por perto as imagens que lhe transmitem confiança, paz e esperança. “ A fé é importante para dar um sentimento de proteção. Cada um coloca seus símbolos religiosos no lugar da casa que acha melhor” (Ricardo Caminada, arquiteto especializado em psicologia ambiental)
Minhas plantas, personalidade,  um nome próprio: 



O Mandacarú eu chamo de Severina

A Árvore da felicidade de  Feliciana

A Raphis de Rafaela

A Mirra de Cheirosa 
MAIS PERSONALIZADA,  IMPOSSÍVEL!!!!!

Há uma explicação interessante por trás desse valor afetivo. “Criamos nosso cosmos. Damos significado às coisas e elas ganham simbologia. Por isso, é natural adotarmos objetos que nos façam sentido”, observa o filósofo Mário Sérgio Cortella.
 
Estabeleça um ritual. Como diz um frei, meu amigo, colha flores no jardim, convide Maria para encher com o perfume de sua presença todos os espaços de sua casa, coloque a melhor toalha na mesa, desça aquele jogo de xícaras que ganhou no seu casamento, e só usa quando quem vem é especial  e,... chame o Senhor para o chá, sente-se e como o discípulo amado recoste a cabeça em seu peito, e então.... “derrame” para Ele o seu coração...



"Senhor, derramo a sua frente as minhas dificuldades.
Indica-me o Caminho a seguir.
Que o teu bom Espírito me conduza,
Por uma terra aplainada."
(Salmos 142/143)
 
 
Parece loucura? Não se avexe - você está em boa companhia.
“O apóstolo Paulo - nos pergunta com veemência: “onde estão os sábios deste mundo no seguimento de Cristo?” (Os Loucos de Deus - Frei Patrício Sciadini, OCD)

Tenha para Ele sempre um lugar na sua mesa e em sua casa: nas festas, nas celebrações, na tristeza, nos momentos de glória e nos dias de fracasso,

Na PARTILHA DO DIA-A-DIA


 



Casa arrumada  é assim:

Um lugar organizado, limpo, com espaço livre pra circulação e uma boa entrada de luz.

Mas casa, pra mim, tem que ser casa e não um centro cirúrgico, um
cenário de novela.

Tem gente que gasta muito tempo limpando, esterilizando, ajeitando os
móveis, afofando as almofadas...

Não, eu prefiro viver numa casa onde eu bato o olho e percebo logo:

Aqui tem vida...

Casa com vida, pra mim, é aquela em que os livros saem das prateleiras
e os enfeites brincam de trocar de lugar.

Casa com vida tem fogão gasto pelo uso, pelo abuso das refeições
fartas, que chamam todo mundo pra mesa da cozinha.

Sofá sem mancha?

Tapete sem fio puxado?

Mesa sem marca de copo?

Tá na cara que é casa sem festa.

E se o piso não tem arranhão, é porque ali ninguém dança.

Casa com vida, pra mim, tem banheiro com vapor perfumado no meio da tarde.

Tem gaveta de entulho, daquelas que a gente guarda barbante,

passaporte e vela de aniversário, tudo junto...

Casa com vida é aquela em que a gente entra e se sente
bem-vinda.

A que está sempre pronta pros amigos, filhos...

Netos, pros vizinhos...

E nos quartos, se possível, tem lençóis revirados por gente que brinca ou namora a qualquer hora do dia.

Casa com vida é aquela que a gente arruma pra ficar com a cara da gente.

Arrume a sua casa todos os dias...

Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo pra viver nela...

E reconhecer nela o seu lugar.


Você tem alguma sugestão para fazer a respeito deste tema? Gostaria de vê-lo aprofundado? Tem algumam contribuição para fazer em termos de reflexões, orações,...?Sinta-se á vontade para participar. É só clicar em "Links para esta postagem", abaixo, e nós te "ouviremos" com prazer. Catarina e Maria Alice

“Nosso Jeitinho”

Iniciamos esta série de post  explicando este título: “Nosso Jeitinho”. Toda vez que você o ver vai saber que se trata da forma que  nós (Catarina e Maria Alice) nos relacionamos com Deus; sempre com o "colorido" de nossa história  pessoal, das influências que recebemos de nossas avós, mães, tias..., ou pessoas significativas que atravessaram nosso "caminhar". O Pe. Sérgio Luiz e Silva diz que: “Para se conhecer alguém é preciso investir tempo, e... Isso não nasce de um dia para o outro; é cultivo de uma vida. Com Deus não é diferente. Se você não “gasta” tempo com Ele não conhecerá sua casa...” Assim, ao longo de alguns anos criamos o nosso jeito próprio de rezar, de nos conectarmos com Deus; pois, para que este “re-ligare” aconteça é necessário que  a oração venha do “cuore” (coração). Você não tem o seu jeito de arrumar a casa..., de fazer o seu trabalho..., de cuidar das suas coisas? Com a espiritualidade também é assim. Para que o sentimento brote da alma e o “milagre” aconteça é preciso desenvolver esta relação de intimidade com o Pai, falar com Ele como falamos com aquele amigo mais íntimo; sem amarras, sem máscaras,..do “Nosso Jeitinho”.




Terço - Arma de Luz e de Vida

Dizem que antigamente matadores profissionais, tinham o hábito de  no cabo de suas armas, traçarem marcas para cada pessoa que matavam. Sua arma era de morte.

Como FILHO DA LUZ, também eu tenho uma arma, mas a minha é de vida, é de luz - um terço de contas de madeira, que concentra as energias de quem as toca. Sempre unjo estas contas com óleo de sândalo bento, o doce aroma de Cristo (a quem o terço nos remete), o perfume da presença de Maria e a alegria do Espírito Santo.

NELE TAMBÉM FAÇO MARCAS. Por cada graça que me é concedida por Jesus na intercessão de sua doce Mãe, coloco nele uma fitinha colorida, uma rendinha, uma medalhinha daquele santo da minha devoção ou que é meu padrinho/madrinha espiritual, em uma fitinha escrevo o nome daqueles(as) antepassados(as) ou pessoas que são referência de força espiritual para mim... Prendo todas em um alfinetinho junto a cruz. Faço isso para não me esquecer das graças alcançadas. LEMBRAR SEMPRE! E assim, nos momentos de aridez e desânimo, ao olhar para todas aquelas fitas, rendas... recobro novo ânimo, alimento a esperança...

Não me recordo que cor de fita, foi de cada graça, NÃO IMPORTA! Mas me recordo das graças que já formaram um penacho colorido, símbolo do afeto de Jesus por mim.

 “Lembra sempre de esquecer,
Os problemas que já passaram.
Nunca esqueça de lembrar,
As bênçãos de cada dia.”


São Tomás de Aquino, dizia:

- " Devemos lutar, como se fosse num campo de batalha , para aquisição de todas as virtudes que o santo rosário nos incita a imitar."

Teresa de Calcutá, dizia:

- "Que o terço era um meio simples, mas poderoso, de permanecer unida a Nossa Senhora. Agarremo-nos ao terço, como a planta trepadeira se agarra ao tronco de uma árvore.”

 MINHA ARMA TRANSFORMA SITUAÇÃO DE MORTE EM VIDA, EM ESPERANÇA, EM FONTE....

 Ela tem até um versinho:

 "AS CONTAS DE MEU ROSÁRIO
SÃO BALAS DE ARTILHARIA ,
DERRUBAM AS MINHAS MURALHAS ,
QUANDO REZO AVE-MARIA.”

Você já deve ter notado que este é o nosso campeão de visitas, mas gostaríamos também da sua participação. Dê a sua opinião sobre ele e outros temas, em Beraká abordados. Ela é importante para nós. Participe clicando em "Links para esta postagem" abaixo. Foi um grande prazer ter você aquí. Catarina e Maria Alice

terça-feira, 21 de junho de 2011

"Espiritualidade"


RESPIRAR


Respirar é assimilar o poder do ar; se o ar é símbolo do espírito do sopro (Ruah, o Espírito de Deus incubado nas águas primordiais do Gênesis), respirar será assimilar um poder espiritual. Os taoistas admitem que a respiração é governada pelo coração. 

As duas fases respiratórias são a abertura e o fechamento da porta do Céu.

*...Os monges desenvolveram métodos que podem nos ajudar a viver sempre e em qualquer lugar a partir do encontro com Deus. É a chamada oração interior que está presente dentro de nós e que jamais nos pode ser tirada – a ruminatio – que consiste em ruminar ou repetir sempre o mesmo versículo de um salmo ou a mesma oração de Jesus.
“Senhor Jesus Cristo, filho de Deus, tem piedade de mim!”
Adaptada como ritmo de respiração de cada um. Ou, somente o Nome de Jesus, que pode estar ligada a expiração.

...Assim, com o passar do tempo, esta oração produz uma profunda paz interior e uma alegria silenciosa acerca de Deus.

...A oração de Jesus aspira confiança de que este Jesus Cristo esteja em mim. – Ele não é aquele que viveu no passado distante, mas está em mim.

...Ao inspirar, deixemos fluir a respiração em nosso coração e, na respiração, sintamos a presença de Deus mesmo no coração.

 – Cristo está em mim –
Pelo calor que a respiração gera no coração, posso perceber a sua presença misericordiosa e plena de amor. – Sentir a respiração no coração alivia a mente, evitando que a gente se disperse.
No coração acalentado pela respiração, podemos atingir a paz em Jesus Cristo.
...O meu coração é tocado por Cristo. Nele sinto o calor.

...Quando expiramos, devemos deixar que Jesus Cristo mesmo atravesse todo o nosso corpo (use a sua imaginação), através da nossa respiração. Deixemos que o espírito misericordioso de Jesus penetre todos os nossos sentimentos os quais possuem sua sede nos órgãos internos. Devemos também permitir que este espírito entre em nossos instintos.
Quando o Espírito de Cristo flui em todas as partes do nosso interior, então podemos reconciliar-nos com tudo aquilo que se encontra em nós.
...Depois de termos expirado, atingimos um breve momento no qual nada ocorre e no qual não expiramos nem inspiramos. Este momento é decisivo, é o momento de esquecer de mim mesmo e me abandonar a Deus – me desprender de mim mesmo. É o momento de nos deixarmos cair nos braços misericordiosos de Deus.
...Quando a oração está dentro de mim, também Jesus está dentro e mim e comigo. ...E, este encontro dá um sabor totalmente diferente à minha vida.
...A oração de Jesus desperta forças dentro de mim que até então estavam soterradas sob o peso do meu trabalho e preocupações...*
*(Extraído de: “ A Oração como Encontro” – Anselm Grün)

Você gostou deste tema?...Gostaria de sugerir outros autores?...Clique logo abaixo em "Links para esta postagem" e participe. 

segunda-feira, 20 de junho de 2011

"Vivências"


Banco de Tres Pernas

Quantos pontos de apoio condicionam  nosso “SER”?
Recorremos muitas vezes à analogia de um banco de três pernas, em que todas elas precisam de determinada dimensão e robustez para lhe dar sustentação.

A nossa essência assemelha-se a um banco de 3 pernas.
Tal como o banco não pode prescindir de uma única perna, o ser humano necessita de três vertentes chave para singrar: corpo, mente, espírito.

PARA O CORPO - damos o combustível ( alimento), atividades físicas , higiene ...
 
PARA A MENTE -  pensamentos positivos, boas leituras . ..

E PARA O ESPÍRITO - DAMOS O QUE?

Algumas pessoas costumam dizer: " encontrei o meu equilíbrio". O que será que as diferencia? Pois bem, é esse equilíbrio do qual andamos constantemente á procura.
  
Você tem um tempinho para na correria dia-a-dia se ligar a Deus? Para agradecer? O seu banco está com as três pernas fortalecidas? Podemos ter a perna física e a perna psicológica de igual tamanho, mas a perna espiritual é praticamente inexistente, sendo assim, o banco não se segura. Nós não nos seguramos em pé.
 
A nossa alma conduz o nosso corpo, a nossa vida.

Tal como disse Nelson Mandela, “A maior glória na vida não reside em nunca cair, mas em levantar-se sempre que se cai”.

É neste contexto que a espiritualidade  é diferenciador, ao contribuir para a busca permanente desse equilíbrio, apoiando a transformação necessária em cada um nesse percurso que se quer de integração.
PENSE NISSO! ANALISE CADA PERNA DE SEU BANCO E REFLITA SOBRE QUAL DELAS, ESTÁ PRECISANDO DE REFORÇO E ATENÇÃO.



Participe de Beraká clicando em "Links para esta postagem" abaixo e deixando a sua sugestão.

domingo, 19 de junho de 2011

"Luzeiros"


Que a Minha Vida Seja Luz

Que a luz do Espírito Santo, por intercessão de Maria Santíssima, ilumine este caminho que começamos hoje a percorrer. E, que ela seja tão penetrante, que vença todas  as  barreiras; atravessando e rompendo o tempo e o espaço, e atingindo todos que para este BeraKá  (local de Bençãos) forem atraídos. Unidos ao Cardeal Newman na comunhão dos santos, peçamos como ele, nesta oração:
Senhor Jesus, inunda-me com teu Espírito e com tua vida. Toma posse de todo o meu ser, para que minha vida seja somente um reflexo da tua. Brilha através de mim, Tu que habitas em mim; e todos aqueles que eu encontrar poderão sentir Tua presença junto a mim. Ao me olharem, eles verão somente a Tí. Habita em mim, para que eu possa brilhar a ponto de ser luz para os outros. Luz, Senhor, que emanaram completamente de Tí, pois és Tu que através de mim iluminarás os outros. Assim, minha vida será um louvor à Tua glória, o louvor que Tu amas, fazendo-Te luminoso sobre todos aqueles que estão à minha volta, pela imensa plenitude do amor que colocas em meu coração. E pelo poder do Teu Espírito Santo, para a glória de Deus Pai, Amém!

E aí, você gostou de Beraká? Tem algum assunto para sugerir? Coloque sua opinião  abaixo em "Links para esta postagem" e nós ficaremos muito felizes em publicar a sua sugestão. Abraços, seja bem vindo(a). Volte Sempre! Catarina e Maria Alice