Imagine-se acordando um dia e achando sua casa bem no meio de um campo de batalha. Com bombas explodindo ao seu redor, os disparos de metralhadoras e os gritos dos feridos, qual seria o seu primeiro pensamento? Se levantaria para ir ao serviço? Iria para a escola? Lavaria o carro? A sua primeira reação seria a sobrevivência sua e da sua família, não é?
De onde vem a armadura certa?
Mesmo quando não percebemos a guerra ao nosso redor, isso não quer dizer que ela não exista. Em termos bem fortes, Paulo escreve que o mundo é um campo de batalha espiritual (Ef 6:12). Nós precisamos nos despertar para ver que a batalha é real!
Essa batalha não é guerra material, e sim espiritual. Então, como alguém pode sobreviver? Precisamos ser "fortalecidos no Senhor e na força do seu poder e devemos vestir toda a armadura de Deus"
(Ef 6:10-11,13).
(Ef 6:10-11,13).
O homem é capaz de providenciar sua própria armadura na batalha contra poderes espirituais?
De onde vem a armadura certa?
Seja qual for sua forma de pensar sobre batalhas espirituais, uma coisa é certa: A Palavra de Deus nos orienta a nos revestirmos de toda a armadura de Deus. Seria isso algo místico? Ou seria algo prático?
“10 No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. 11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. 12 Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. 13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. 14 Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; 15 E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; 16 Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. 17 Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; 18 Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos”
Efésios 6:10-18
ARMADURA DE DEUS I
O texto acima nos declara uma preciosa verdade: a origem da nossa força é o Senhor. Não é a nossa força, mas a força do Senhor. Como você verá posteriormente esta é a base da vitória. Isso pode parecer um segredo simples, mas na verdade determina se seremos ou não derrotados.
"Revesti-vos de toda a ARMADURA de DEUS, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do inimigo"
(Efésios 6:11)
Deus teve o cuidado de nos alertar por Sua Palavra. Ele está nos ensinando como guerrear. Como está escrito, nós não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas sim, contra os principados, contras as potestades. Sendo assim, saber guerrear espiritualmente é sim uma questão de sobrevivência.
É fundamental que nos tornemos soldados de Cristo hábeis e capacitados para a guerra.
As armaduras sempre estiveram presentes na história das batalhas como forma exclusiva de proteção pessoal. Originalmente eram fabricadas de metal, usada por diversos tipos de soldados e guerreiros. Atualmente, estas "armaduras" se tornaram muito mais sofisticadas, leves e de fácil manuseio. Não são mais de bronze, ferro; mas fabricadas a partir de arames de aço, camadas plásticas, placas de cerâmicas e até de tecidos mega resistentes. Independente do tipo de material, o fim sempre foi o mesmo: Proteção contra algo ou alguém que tem intenções de machucar.O apóstolo Paulo usou estas palavras inspiradas para descrever a indumentária espiritual que o cristão deve ter diante desta batalha invisível entre o bem e o mal. Ele escreveu que o mundo é um campo de batalha espiritual (6:12) e fez questão de utilizar esta figura de linguagem que cabe perfeitamente para compreendermos como nos encontramos nesta guerra e como podemos nos resguardar. O contexto dos versos dez ao vinte e quatro, nos incentiva a acreditar plenamente que a melhor defesa e também ataque, sempre é através de Cristo. Cristo é quem nos redime, nos salva e também nos protege.
“Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas;”
(2Co10:4)
Em seguida somos instruídos a nos revestirmos de toda a armadura de Deus. Não apenas o capacete da salvação, ou o escudo da fé, ou a couraça da justiça. Precisamos da armadura toda. Negligenciar alguma “peça” certamente irá abrir espaço para dores desnecessárias durante a jornada do soldado neste mundo e poderá, eventualmente, até resultar em sua morte!
Muitos cristãos parecem se tornar peritos apenas um dos itens da armadura, como por exemplo no escudo da fé ou no capacete da salvação. Mas a determinação bíblica é que devemos “nos revestir de toda a armadura de Deus, para que assim possamos estar firmes contra as astutas ciladas do mal”. Esta verdade é dita ainda uma segunda vez neste mesmo trecho de Efésios, recurso de ênfase bíblica, confirmando que nós devemos “tomar toda a armadura de Deus, para que possamos resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficarmos firmes.”
A expressão “toda a armadura” vem do grego panoplia (pan-op-lee’-ah), que significa “toda/completa/integral/plena/inteira + armadura”.
Qual parte da armadura precisamos para vencer o inimigo?
“FORTALECEI-VOS NO SENHOR E NA FORÇA DO SEU PODER. REVESTI-VOS DE TODA A ARMADURA DE DEUS ”
(Efésios 6:10-11)
Além das armas, você precisa estar totalmente vestido com a Armadura para que as setas do mal não possam lhe atingir. E Paulo, que conhecia muito bem o exército romano, e suas armaduras, faz uma comparação com a ARMADURA DE DEUS.
Discussões tecnológicas a parte, a Palavra de Deus deixa claro que precisamos estar conscientes e preparados para as batalhas espirituais.
Vamos meditar sobre cada item desta “Armadura Celestial”
Mas esta nossa BATALHA fica para o próximo POST:
ESTES POSTS E FIGURA FOI ELABORADO BASEADO NAS MATÉRIAS DE: Carl Ballard e jailson teixeira
0 comentários:
Postar um comentário